UFSCar recebe inscrições em credenciamento de profissionais tradutores em Libras/Língua Portuguesa

Os interessados podem se inscrever até esta terça-feira, dia 7 de junho

Termina hoje, dia 7 de junho, o período de inscrições para o credenciamento de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa para prestação de serviço nos quatro campi – São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri – da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em atividades acadêmicas, comunitárias e administrativas, na modalidade remota ou presencial. Os profissionais também deverão produzir e traduzir materiais acessíveis em Libras/Língua Portuguesa.

Será pago, por meio de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), o valor de R$ 144 por hora, de acordo com a Lista de Honorários da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores, Intérpretes e Guias de Libras. Há porcentagem adicional para serviços noturnos, realizados em finais de semana e feriados, para registro e uso de imagem e para serviços informados de sobreaviso. Os serviços prestados ao longo de um mês serão agrupados e quitados em até 10 dias úteis no mês seguinte.

Os interessados devem ter bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa, ou graduação em Letras/Libras ou em qualquer área com certificação de proficiência, tradução e interpretação de Libras/Língua Portuguesa, ou ainda Especialização neste campo. Para se inscrever, é preciso enviar os documentos solicitados no Edital para o e-mail processoseletivo@fai.ufscar.br.

Os habilitados na primeira fase do processo passam por uma entrevista online, que poderá ser conduzida em Língua Portuguesa, em Libras ou de forma híbrida. Serão avaliadas capacidade argumentativa, vocabulário, expressão, competência linguística interpretativa, gramática, dentre outros requisitos. A lista dos profissionais credenciados terá validade até dezembro de 2022. O resultado final será publicado no dia 23 de junho no site www.fai.ufscar.br. Na página, também está disponível o Edital na íntegra.