[ÚLTIMA HORA] Estado anuncia Fase de Transição e reabertura do comércio e dos serviços

Comércio aberto

O vice-governador Rodrigo Garcia anunciou nesta sexta, 16, a Fase de Transição do Plano SP para as regiões do Estado. “A ideia é dar passos seguros adiante nesse enfrentamento da pandemia, sem o risco de retroceder”, disse Garcia.

Com a queda de internações, a Fase de Transição começa no domingo, 18. Estarão permitidos a abertura do comércio e de cultos religiosos. A partir do dia 24, os serviços poderão voltar com bares e restaurantes e similares.

O governador João Doria explicou em seu twitter o que é a Fase de Transição. “Serão duas semanas com retorno gradual e seguro das atividades econômicas em SP. Os números mostram que estamos no caminho certo. Tivemos essa semana a maior desaceleração do ano de pacientes internados em UTI.  Reforço que precisamos ter cautela nesse retorno das atividades para seguirmos avançando. Continuem respeitando protocolos de saúde. Com mais pessoas vacinadas e a melhora gradual nos índices, vamos vencer a pandemia”, disse.

De acordo com a Secretária, Patrícia Ellen, será dado um voto de confiança aos setores econômicos, por isso a chamada Fase de Transição. “Temos que trabalhar juntos, buscar a proteção de vidas, de empregos e combater à fome”, afirmou.

Os serviços funcionarão da seguinte forma na Fase de Transição:

De 18 a 23 de abril das 11 às 19h voltam a funcionar as atividades comerciais e religiosas com restrições.

De 24 a 30 das 11 às 19h volta a funcionar os serviços com restaurantes e similares, salão de beleza, barbearias, atividades culturais e academias (elas das 7 às 11 e 15h às 19h).

O toque de recolher e o teletrabalho para atividades não-essenciais continuam valendo.

A ocupação dos espaços será com limite de 25% para todas as atividades.

Hoje no Estado, são 11.756 pessoas em UTI, 85,3% no Estado e 83,3% na Grande SP.

Confira no link abaixo a apresentação do Estado: