[ÚLTIMA HORA] Ocupação das UTIs vai à 92,4% e região de São Carlos deve permanecer na Fase Vermelha por um bom tempo

UTIs lotadas

A situação da região de São Carlos e Araraquara que entrou praticamente em lockdown com o início da Fase Vermelha do Plano SP com relação a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para a COVID-19 piorou no boletim divulgado na tarde desta terça, 9, o índice chegou a 92,4%. No dia de ontem, o índice era de 91,9%.  Com isso, o Centro do Estado de SP deverá permanecer com o comércio fechado por um bom tempo, já que para voltar à Fase Laranja o índice precisa cair para 75%.

Na Fase Vermelha, ou seja, com restrição total, podem funcionar somente farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria.

Os demais serviços não essenciais só poderão atender em sistema drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. A determinação do Governo do Estado de São Paulo se deu pela preocupação do aumento de casos de infectados somado a grande ocupação de leitos de UTI na região que compõe a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), da qual São Carlos e outros 23 municípios fazem parte.

Portanto na fase vermelha não podem funcionar academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais. O consumo local em bares está totalmente proibido. Nas lojas de conveniência só pode a venda de bebidas alcoólicas entre 6h e 20h em todos os 645 municípios. Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor.