[ÚLTIMA HORA] São Carlos pode avançar para a Fase Amarela do Plano SP

Avenida: São Carlos podem ir para a Fase Amarela/Maurício Duch

As regiões de São Carlos e Araraquara, Barretos, Rio Preto, São João da Boa Vista, Taubaté que estão na fase laranja do Plano SP de flexibilização de atividades durante a pandemia de COVID-19 (na ilustração abaixo você pode ver o que funciona nesta fase),  podem caminhar para a fase amarela, essas foram as palavras da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patrícia Ellen, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de SP nesta segunda, 6. A nova classificação sai na sexta, dia 10.

Por enquanto, na fase laranja, São Carlos o comércio continuará aberto por 4 horas para aquelas atividades permitidas. Na última sexta, 3, o governador João Doria deu uma nova opção para as cidades: elas podem fazer o comércio funcionar por seis horas  durante quatro dias da semana e fechar por três. Isto para os municípios da fase laranja. Em São José do Rio Preto esse método já é utilizado.

Na fase amarela, podem funcionar (com restrições), além dos serviços disponíveis na laranja os bares e restaurantes, comércio, shopping e salões de beleza.

Atualmente a região metropolitana e a capital paulista estão na fase amarela onde as restrições às atividades são menores.

Contudo, as regiões de Presidente Prudente, Franca, Araçatuba e Bauru seguem na fase vermelha onde apenas os serviços essenciais (supermercados, farmárcias, padarias, açougues e postos de gasolina) podem abrir. Também estão na zona vermelha: Sorocaba, Ribeirão Preto, Marília, Registro e Piracicaba. A região da Campinas também está no vermelho. Entretanto, a secretária Patrícia Ellen destacou que essas áreas caminham para a fase laranja.