[ÚLTIMA HORA] Variante Delta da COVID-19 está circulando em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta sexta-feira (27/08), 14 casos da variante indiana Delta do Sars-Cov-2 em São Carlos.

Das 125 amostras positivas para a COVID-19 analisadas pelo laboratório DNA Consult, 14 amostras apresentaram identificação positiva para a variante Delta.


Em julho o Departamento de Vigilância em Saúde enviou 13 amostras para o Instituto de Biotecnologia (IBTEC) da UNESP Botucatu, nenhuma foi confirmada para a variante Delta e sim para a variante P1, identificada em Manaus.


As amostras eram de swab de naso e orofaringe de pacientes do município com Síndrome Gripal e  Síndrome Respiratória Aguda Grave.


De acordo com Crislaine Mestre a cepa de origem indiana é considerada de cinco a seis vezes mais transmissível. “Por isso recomendo manter o distânciamento, uso de máscaras e lavagem das mãos e testagem com RT- PCR mesmo diante de sintomas leves para diagnóstico e isolamento. Outro fator de extrema importância é a vacinação completa com as duas doses, destaca a diretora de Vigilância em Saúde.


“A questão da circulação da variante Delta é muita séria devido a alta transmissão. As pessoas não podem
achar que a pandemia acabou, portanto precisamos do apoio de toda a população, principalmente quanto ao seguimento dos protocolos sanitários e com a adesão a campanha de vacinação”, afirma o secretário de Saúde, Marcos Palermo.


Em São Carlos, por meio da Prefeitura, 58.440 pessoas já fizeram o exame
do tipo RT- PCR. As pessoas que estiverem com Síndrome Gripal devem procurar o Centro de Triagem localizado no Ginásio Milton Olaio Filho.