[ÚLTIMA HORA] Vice-prefeito confirma: São Carlos pedirá ao Estado vacinação em massa contra a COVID para a região

Ferraz confirmou pedido

A reportagem do São Carlos em Rede confirmou nesta segunda, 15, com o vice-prefeito Edson Ferraz que a Prefeitura de São Carlos está pedindo a vacinação em massa contra a COVID-19 para a população diante de realidade da nova cepa do vírus da COVID, a P.1, que surgiu em Manaus no mês passado e agora já está circulando por aqui, sobretudo com confirmação em Araraquara. “Estamos trabalhando nisso, queremos ver com o Departamento Regional de Saúde de Araraquara para pedirmos vacinação em massa para toda a região”, afirmou.

Ferraz informou que está conversando com o DRS nesta segunda e também vai falar com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva a respeito desse pedido.

No sábado, o próprio provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Jr, disse que a nova cepa já estava rodando por São Carlos e que o governo estadual pediu que o hospital antecipasse para terça-feira a instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva na cidade para que os doentes possam ser acomodados. A Santa Casa abrirá mas doze vagas essa semana, pois tem operado praticamente com 100% da capacidade todos os dias.

A situação em São Carlos é dramática, assim como na região. Hoje, em contato com o Hospital Universitário apuramos que os dez leitos de UTI COVID estavam ocupados e que dois pacientes aguardavam transferência para outras cidades via sistema CROSS, porque não havia vagas em São Carlos.

No início da tarde desta segunda, a Prefeitura de Araraquara divulgou que 100% dos leitos de UTI e enfermaria para a COVID estão ocupados e que a cidade havia registrado mais duas mortes pela doença.

Atualmente, São Carlos tem 118 mortes e 9172 caos de COVID confirmados e indícios de mudança do perfil da doença na cidade, pois as internações estão mais longas (demorando 40 dias) e os pacientes precisando de hemodiálise, o que sugere a presença da nova cepa.

Por Renato Chimirri