Unidade de Atendimento à Criança da UFSCar retoma atividades presenciais

UAC da Universidade Federal de São Carlos, voltada para educação básica, recebe Grupos 5 e 4, de forma escalonada

A Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), voltada para educação básica, retomou na última segunda-feira (21/3) o atendimento presencial para os Grupo 5 (crianças completando 5 anos) e para as do Grupo 4 (completando 4 anos) de forma escalonada. “O retorno das atividades presenciais da UAC foi planejado com muito cuidado e responsabilidade e está sendo possível graças a uma construção em conjunto e em constante diálogo com o Comitê Gestor da Pandemia da Universidade e com o Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde (NEVS), de maneira consciente e segura para todas as pessoas envolvidas”, afirma Elaine Italiano Vidal, diretora da Unidade.

Para garantir a segurança e saúde das profissionais e das crianças, a UAC, a partir de orientação NEVS, conta com um plano de contingência específico para assegurar o cumprimento das medidas de biossegurança recomendadas contra a Covid-19, com orientações destinadas tanto à equipe da Unidade, como aos pais e às crianças. As orientações incluem a recomendação do uso de máscara de proteção, controle de quantidade de pessoas por sala, ambientes ventilados, além de protocolos para entrada e saída das crianças e para o uso dos sanitários e refeitório. Além disso, todos os profissionais da UAC que realizam o atendimento presencial das crianças foram testados para a Covid-19 pela Vigilância Epidemiológica da UFSCar. O plano de contingência com todas as informações está disponível no site da UFSCar, em www.ufscar.br.

O horário de funcionamento da UAC no período da manhã é das 7h30 às 11h30, com a entrada das crianças às 7h45 e saída entre 11 horas e 11h15. No período da tarde, o funcionamento é das 13h30 às 17h30, com a entrada a partir das 13h45 e saída entre às 17 horas e 17h15. O retorno das crianças com idades entre zero e três anos fica condicionado à evolução das fases do Plano de Retomada das Atividades Presenciais na UFSCar.