Unimed São Carlos realiza live sobre a conscientização da prevenção da obesidade

Obesidade é um problema

Transmissão acontece terça-feira (23), no Facebook da Unimed São Carlos

Na próxima terça-feira (23/03), a partir das 19h, a Unimed São Carlos irá realizar uma live com o tema “Obesidade: Eu trato com respeito” – Live sobre a conscientização da prevenção da obesidade, em alusão ao dia Mundial da Obesidade que aconteceu no dia 04/03.


A live terá a participação do Endocrinologista Eduardo Portugal, da Nutricionista Mayra Escrivani e do Profissional de Educação Física Silas Ramos.

Acompanhe a transmissão pela página do Facebook da Unimed São Carlos(www.facebook.com/unimedsaocarlos), compartilhe e envie suas perguntas.

Causas e consequências da obesidade

Muitos fatores estão identificados como causas da obesidade, sejam eles genéticos, individuais/comportamentais e ambientais, e o principal elemento para o aumento da prevalência da obesidade nas populações é o cenário que dificulta a adoção e manutenção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física.

O Índice de Massa Corporal (IMC), em adultos, pode predizer o diagnóstico de obesidade, segundo a classificação: Déficit de peso: IMC abaixo de 18,5 kg/m2; Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m2; Sobrepeso: IMC entre 25 e 29,9 kg/m2; Obesidade: IMC maior ou igual a 30 kg/m2.

Pessoas com sobrepeso já podem ter alguns prejuízos na saúde. O IMC elevado é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, distúrbios musculoesqueléticos (especialmente osteoartrite), problemas psicológicos, câncer e, em meio à pandemia, podem desenvolver casos mais graves de Covid-19.*

*Fonte: Ministério da Saúde – https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/dia-mundial-da-obesidade-saude-prepara-semana-de-atividades-sobre-o-tema

Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay