É preciso perguntar: o que podemos fazer para melhorar as UPAs em São Carlos?

UPAs estão sendo questionadas
UPAs estão sendo questionadas

As UPAs estão sendo questionadas pelos usuários

Se todo o questionamento é válido, temos que revelar que as UPAs andam sendo colocadas na berlinda em São Carlos. Tanto a da Santa Felícia, quando a da Vila Prado. O gargalo passa por dois pontos: o atendimento demorado na Santa Felícia (aliado ao calor do prédio, isso segundo relatos de usuários à reportagem), depois a questão da estrutura física da UPA da Vila Prado. Os usuários reclamam e afirmam que o prédio precisa passar por uma reforma urgente, que a situação é periclitante.

Há um ponto na questão das UPAs que precisa ser dito: muitos não procuram a Unidade Básicas de Saúde e já vão direto para a UPA buscar atendimento. Esse é um dos argumentos da gestão para a grande procura por atendimento. Por outro lado, os usuários alegam que a busca pela rede básica é demorada. Há paciente dizendo que espera por exames há mais de um ano, outros meses, ou seja, os dois lados têm suas justificativas.

Entretanto, seria necessário que a gestão da saúde em São Carlos compreendesse que onde tem fumaça, tem fogo, ou seja, somente este repórter recebeu uma penca de reclamações nesta semana com relação à demora na UPA da Santa Felícia, houve uma paciente que foi embora, com dores fortes, e sem atendimento, isto foi relato da mesma.

As UPAs são referências de urgência e a porta para se entrar pelo Sistema Único de Saúde para um caso mais grave que possa culminar com um encaminhamento para o Hospital Universitário ou então para a Santa Casa, entretanto, digo ao pessoal da Prefeitura que se faz necessário um pente fino no que vem acontecendo nestes locais. É evidente que temos funcionários interessados, que há sobrecarga, contudo, problemas existem para ser solucionados. Não podemos pintar um mundo de contas de fadas como fez um político esses dias dizendo que a saúde da cidade foi transformada. Gente, não é bem assim! Se o povo, que as vezes reclama muito, mas que na maioria das situações tem razão, está dizendo que o atendimento nas UPAs precisa melhorar, por que não olhar para essa questão de uma vez por todas? Lembrem-se: a maioria da população não tem plano de saúde. Melhorem e parem de arrumar desculpas!

Renato Chimirri

Leia mais: Secretaria de Trânsito de São Carlos passa a usar o SINESP