USF de Água Vermelha é ampliada pela Prefeitura

Unidade reformada

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Obras Públicas, finalizou a ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Água Vermelha. Foi um investimento de R$ 197.353,50 com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Herculano Passos, do MDB, a pedido do presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso e contrapartida do município.


A unidade recebeu nova pintura interna e externa, ganhou uma sala de reuniões e a sala de espera foi ampliada com adequação para acessibilidade na entrada de ambulâncias, além de novas rampas e pisos podotáteis para facilitar a locomoção de deficientes visuais.


De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, hoje estão cadastradas na USF de Água Vermelha 950 famílias e cerca de 100 pessoas são atendidas por dia. “Na unidade são oferecidas consultas, aplicadas vacinas do calendário anual do SUS e contra a COVID-19, feitos curativos e pequenas cirurgias ambulatoriais, além de atendimento odontológico”.


“Era uma reivindicação antiga do distrito e que agora a Prefeitura conseguiu atender. Também repassamos emendas para a aquisição de um aparelho de ar condicionado já instalado na unidade e de um aparelho de televisão do tamanho adequado para o ambiente. Dessa forma, melhora tanto para os usuários do serviço de saúde como para os servidores que trabalham no local”, avalia Roselei Françoso, presidente da Câmara Municipal.

O secretário de Obras Públicas, João Muller, fez questão de salientar que apesar da pandemia o trabalho de ampliação e construção de equipamentos públicos não para. “O papel do poder público é este: atender a população nas demandas em que há maior necessidade. Com recursos próprios e externos, vamos, aos poucos, e sempre de forma responsável, diminuindo os problemas e avançando nas conquistas da população”, disse Muller.


Para o prefeito Airton Garcia, os usuários do sistema SUS precisam ser acolhidos sempre de forma confortável. “Não temos recursos para grandes obras, mas sempre que sobra um dinheirinho fazemos as reformas e ampliações necessárias. Na área da saúde, além de fazer reformas e ampliações em unidades antigas, finalizamos e entregamos muitas outras que estavam com as obras paradas e abandonadas por administrações anteriores, como a USF do Aracy, USF do Santa Angelina, USF do Zavaglia e a USF do CDHU, além de colocarmos a UPA do Cidade Aracy em funcionamento. Precisamos sempre oferecer mais opções de atendimento, mas também melhorar as que já existem”, afirmou o prefeito de São Carlos.


Uma equipe composta por médico de saúde da família, que trabalha 8 horas diárias de segunda a sexta-feira, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliar odontológico atende os usuários do SUS na USF do Distrito de Água Vermelha.