USP recebe novos alunos nesta segunda-feira e pede para calouros denunciarem trote abusivo em São Carlos

USP recebe calouros
O Campus da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos recebe a partir desta segunda-feira, dia 18, mais de mil novos alunos de graduação, aprovados no processo de seleção da Universidade.

Para recepcioná-los, uma programação especial foi preparada pelas cinco unidades de ensino que compõem o campus: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC),  Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC),  Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Também colaboram o Centro Acadêmico (CAASO) e a Prefeitura do Campus.

A abertura da Semana de Recepção aos Calouros é conjunta e será realizada no dia 18, a partir das 8h30, no Salão de Eventos do Campus, com presença do Vice-Reitor da USP, Prof. Antônio Carlos Hernandes.

Depois, de acordo com a unidade ou o curso, os novos alunos participam de atividades como: gincana, exposição, apresentações musicais, games, mesa-redonda, bate-papo sobre saúde mental e bem-estar, encontro com pais e professores, entrega de prêmios, calourada solidária e visitas a prédios e laboratórios, entre outras.

A programação completa da Semana de Recepção aos Calouros está disponível no site saocarlos.usp.br

Chega mais

O tema da campanha de recepção neste ano é Chega mais e foi desenvolvida por alunos do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com coordenação do professor Dorinho Bastos. Para o grupo, um dos desafios era chamar a atenção dos alunos, conversar ao mesmo tempo com veteranos e calouros e falar sobre a não violência.

A USP repudia trotes violentos, opressores e humilhantes. O trote é proibido na Universidade desde 1999, quando foi determinado que toda manifestação de acolhimento aos novos alunos deveria estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros.

Qualquer estudante que se sentir constrangido ou ameaçado pode registrar o fato a partir do Disque-Trote, pelo número 0800-012-1090 e e-mail [email protected]. Este ano há novidade: um aplicativo, disponível na Apple Store e no Google Play.

“Entendemos que os novos estudantes terão mais familiaridade com essa ferramenta, os aplicativos são utilizados cotidianamente pelos jovens”, afirma o professor Oswaldo Crivello Júnior, professor responsável pelo grupo Pró-Calouro/Disque-Trote. “Todas as denúncias são encaminhadas ao professor responsável pela Semana de Recepção aos Calouros da unidade citada para que as devidas providências sejam feitas.”.