Vacinação contra a COVID-19 para idosos com 90 anos ou mais começa nesta segunda em São Carlos

Segue a vacinação

Todas as 29 unidades de saúde do município estão preparadas para fazer a vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira (05/02), o cronograma de vacinação para a próxima semana, período de 8 a 12 de fevereiro, quando serão imunizados idosos com 90 anos ou mais. Em São Carlos, de acordo com a Divisão de Vigilância em Saúde, na Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, realizada em 2020, foram cadastrados 1.364 idosos nesta faixa etária.


Todas as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e 17 Unidades de Saúde da Família (USF’s) vão disponibilizar o imunizante contra a COVID-19, totalizando 29 pontos de vacinação. O horário de atendimento para esse público será das 10h às 15h, sem intervalo.

Para receber a vacina o idoso deve apresentar um documento oficial (RG, CPF ou Carteira de Habilitação) na unidade de saúde. É importante que todos realizem o pré-cadastro no site do Governo do Estado no endereço eletrônico https://vacinaja.sp.gov.br.


Os pacientes que estão acamados serão vacinados em domicílio, porém a família deve entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima da residência desse idoso e solicitar o agendamento para que a equipe aplique o imunizante.
“Vale lembrar que a doença ainda não foi erradicada e a vacinação é emergencial. Ainda há necessidade das pessoas tomarem todo o cuidado contra a doença, como o uso de máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento social. Nesta faixa etária que iniciamos na segunda-feira, já temos 1.364 idosos cadastrados, na semana que vem, possivelmente chega um novo lote de vacina para começarmos a vacinar as pessoas abaixo de 90 anos, ou seja de 85 e 90 anos, e assim sucessivamente, assim conseguimos proteger as equipes de saúde e os idosos por suas exposições e vulnerabilidade”, explicou Marcos Palermo.

A Secretaria de Saúde também continua a vacinação dos profissionais da saúde, inclusive neste fim de semana. No sábado (06/02), nas unidades básicas de saúde do Santa Felícia, Botafogo, São José e Vila Isabel, das 8h às 17h, serão imunizados profissionais em atividade em ambulatórios, consultórios, clínicas, laboratórios e farmácias (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, técnicos e auxiliares de farmácia, odontólogos, técnicos e auxiliares de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos e técnicos em laboratórios de análises clínicas que realizam coleta e sorologia dos exames para diagnóstico da COVID-19).


Nos dias 9 e 10 de fevereiro, das 16h às 20h30, a Secretaria de Saúde finaliza a vacinação dos profissionais que atuam nos serviços hospitalares da Santa Casa, Hospital Universitário e da Unimed. No dia 11 de fevereiro, das 17h às 20h, a vacinação será realizada nos profissionais do Norden Hospital e do plano São Francisco Saúde. A imunização será realizada nas próprias unidades hospitalares.


Para comprovação da categoria profissional é necessário apresentar: documento do conselho de classe, além do contrato de trabalho. O profissional deve levar esses dois documentos, tanto o original como uma cópia que ficará retida.