Vacinação dos idosos de 80 a 84 anos começa na segunda-feira (1º)

Município vai iniciar vacinação do novo grupo prioritário na segunda-feira, 01 de março

Seguindo o Plano Estadual de Imunização, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté, através da Vigilância Epidemiológica, inicia na próxima segunda-feira, 1º de março, a vacinação das pessoas de 80 a 84 anos.

Elaine Sartorelli, secretária adjunta da Saúde, ressalta que o município conta com 290 idosos dentro desta faixa etária. “Os números são informados oficialmente pela Diretoria Regional de Saúde de Araraquara [DRS III]”, explica. Ela ressalta que esses números têm como base os dados de campanhas anteriores realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde.

A imunização desses idosos continuará sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde [UBS’s] Jardim Icaraí, Popular e Jardim Cruzado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. “A regra continua sendo a mesma. Todos devem apresentar documento com foto e número do CPF, além de comprovante de residência”, alertou a secretária adjunta.

Elaine lembra que os profissionais da Saúde estão preparados e seguindo todos os protocolos sanitários para minimizar riscos relacionados à Covid-19.

Ela ressalta que além da vacinação no grupo de 80 a 84 anos, será iniciada a aplicação da segunda dose da vacina nos idosos com 90 anos ou mais, a qual será realizada apenas em uma unidade de saúde. “É importante lembrar que essa segunda dose só será realizada, em sistema drive thru, na UBS Jardim Icaraí. A gente pede que apenas um da família venha e esteja utilizando máscara facial para respeitarmos as medidas sanitárias”, explicou.

Os profissionais da Saúde que também não tomaram a segunda dose da vacina poderão tomá-la também na UBS Jardim Icaraí.

Mais doses

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Salezzi Fiorani, recebeu no início da tarde desta sexta-feira, 26, mais 230 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz no Brasil. “Este foi o segundo lote que recebemos da vacina Astrazeneca. O primeiro lote havia sido de 190 doses”, lembrou.

Até o início da tarde desta sexta, Ibaté já havia aplicado 998 doses [756 da primeira e 242 da segunda] nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. “Até o momento, não tivemos falta de doses para vacinar as pessoas contempladas no Plano Estadual de Imunização”, contou a coordenadora.

Além das duas remessas da vacina Astrazeneca, a Secretaria Municipal da Saúde também recebeu três remessas da Coronavac, sendo 280 na primeira, 230 na segunda e 398 na terceira.

Paula lembra que a imunização dos idosos de 85 anos ou mais e dos profissionais de saúde continuará sendo realizada no município. “Aqueles que fazem parte do grupo prioritário e que ainda não foram imunizados, devem procurar uma das UBS’s para tomar a vacina”, afirmou.

Pré-cadastro

A Secretaria Municipal da Saúde incentiva o pré-cadastramento de idosos aptos à imunização no site www.vacinaja.sp.gov.br. O registro online garante mais facilidade e rapidez à campanha de imunização, pois economiza 90% no tempo de atendimento individual nos postos de vacinação.

O preenchimento dos dados no site “Vacina Já” leva de um a três minutos. Já no atendimento presencial, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. O pré-cadastro não é obrigatório e também não é um agendamento, mas contribui para evitar aglomerações nos postos. O registro dos dados no Vacina Já é gratuito, seguro e confidencial.