Vendas: Supermercadistas creem em futuro nebuloso para o 2° semestre

Carrinhos na fila aguardando o consumidor/Foto: Pixabay

A pesquisa mensal da Associação Paulista de Supermercado (APAS) junto a seus associados aponta um aumento na neutralidade – de 31% em junho para 46% em julho – como os supermercadistas enxergam o futuro do segmento. O fator que causou maior impacto foi a expectativa de uma baixa atividade econômica do PIB no segundo semestre.

 

Apesar dos supermercados liderarem as vendas no varejo desde o início da pandemia, a reabertura de bares, restaurantes e shoppings, o setor enxerga uma estabilização e até queda nas vendas devido ao aumento de desemprego prejudicando o consumo familiar. “Para muitos, o cenário ainda é nebuloso. Principalmente quanto ao comportamento do consumidor frente à abertura de outros varejos e o fim a da ajuda financeira do governo”, explica o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos.

Sobre emprego, 89% os supermercadistas acreditam que neste momento deve manter o quadro de funcionários. Porém, a intenção de demitir aumentou 11%. Vale lembrar que o setor ainda lida com a necessidade de readequação do plantel de colaboradores em que muitos precisaram contratar temporários para atender aumento na demanda e repor colaboradores pertencentes ao grupo de risco que foram afastados.

 

 

 

Para os empresários, a expectativa de vendas para o Dia dos Pais será de crescimento de 0,5% em comparação ao ano passado. Historicamente, mais da metade das vendas ocorrem no período próximo à data que ocorre no domingo configurando uma celebração em família. Em tempos de afastamento social e ‘lembrancinhas’, os supermercados apostam em vinhos e kits de cerveja, utilitários de churrasco, perfumaria, eletrônicos e vestuário em geral. “Durante a pandemia, nos meses anteriores, a venda de vinhos chegou a subir 60% no volume de vendas. A popularização torna o líquido um presente cada vez mais viável”, destaca Santos.

 

NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.

 

Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.