Vereador Azuaite doa salário para a Santa Casa

A Coordenadora Financeira e de Captação de Recursos da Santa Casa, Ariellen Guimarães e o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, receberam o cheque do vereador Azuaite - Foto: Assessoria Santa Casa

O Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, e a Coordenadora Financeira e de Captação de Recursos da Santa Casa, Ariellen Guimarães, receberam a visita do Vereador Azuaite Martins de França (Cidadania) nesta quarta-feira (3/2).  Na ocasião, o parlamentar fez a doação do salário integral que recebe da Câmara Municipal de São Carlos no valor de 5.863,52 para ajudar o hospital nas despesas no combate à pandemia de COVID-19. Esse recurso será investido na reforma de 15 poltronas de acompanhantes, para dar mais conforto aos familiares que precisam ficar mais tempo com paciente no quarto.

De abril a dezembro de 2020, o parlamentar doou para o hospital um valor total de R$ 36.697,62. Essa quantia foi investida em rolos de TNT para a confecção de máscaras e jalecos para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à COVID-19; 120 cortinas para os biombos que dividem os leitos; órteses de coxins (travesseiros de espuma em formato de caixa de ovo para prevenir as lesões de pele em pacientes acamados da UTI COVID);  macas para a ALA COVID e insumos respiratórios.

Desde o início da pandemia até agora, 407 pacientes com diagnóstico de COVID-19 receberam tratamento na Santa Casa. Por isso, a contribuição do parlamentar foi fundamental, uma vez que ajudou a garantir a aquisição de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde e, ainda, a manter a qualidade na assistência dos pacientes.

De acordo com o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, o apoio do vereador foi fundamental no enfrentamento da pandemia. “Quero enaltecer e agradecer a atitude nobre e o gesto de amor ao próximo do vereador Azuaite que, durante o ano de 2020, fez a doação do seu salário de parlamentar para ajudar o hospital no combate à COVID-19”.

O Provedor ainda afirma que o hospital vem enfrentando muitas dificuldades financeiras. Os valores dos anestésicos e de alguns equipamentos de proteção individual aumentaram cerca de 300%. E para agravar a situação, o Governo do Estado decidiu cortar 12% das verbas para as Santas Casas e hospitais filantrópicos.

“E mais uma vez a ajuda do parlamentar tem sido importante. Há mais de 20 anos, o vereador Azuaite e o vereador Lucão Fernandes (MDB) apresentaram um projeto de lei, que na época, não foi possível implantar. No final de 2020, o prefeito aprovou a lei. Esse projeto é a doação espontânea mínima de R$ 5,00 na conta de água da população. O hospital teve que buscar outras fontes de recursos para manter o atendimento. Essa é mais uma alternativa que vai ajudar o hospital a superar essa grave crise de pandemia e econômica”, explica o provedor.

A Santa Casa é o principal hospital da região para média e alta complexidade (urgência e emergência, cardiologia, neurologia, neurocirurgia, cirurgia ortopédica, oftalmologia, maternidade e, também, referência no enfrentamento à COVID-19). A Instituição atende 6 municípios (São Carlos, Dourado, Ribeirão Bonito, Porto Ferreira, Descalvado e Ibaté), em um total de 400 mil habitantes.

O parlamentar afirma o compromisso de ajudar a Santa Casa até quando durar a pandemia. “A Santa Casa tem exercido um papel fundamental no combate ao Coronavírus. Neste ano não será diferente, pois os desafios aumentaram. Como fiz no ano passado, em 2021, enquanto durar a pandemia, vou doar todo o meu salário de vereador para ajudar o hospital. Fica um apelo para quem puder contribuir com algo para ajudar a Instituição a dar continuidade no trabalho de salvar vidas”, comenta o vereador.