Veterinários oncologistas de São Carlos orientam sobre o câncer de mama em cães e gatos

Um levantamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária mostra que o câncer de mama atinge cerca de 45% das fêmeas caninas e 30% das fêmeas felinas.

Silvana Alvares de Oliveira, veterinária oncologista, afirma que o câncer de mama é especialmente comum em fêmeas não castradas. “A castração reduz em mais de 99% o risco nas cadelas e em 91% nas gatas. Porém, é importante salientar que o benefício da castração na prevenção é observado quando realizada até o segundo cio da cadela. Sendo assim, é essencial que o tutor procure o veterinário para avaliar qual o melhor período ”, alerta.

Filliphe Santos Barrose, veterinário oncologista, salienta que animais de todas as raças estão sujeitos a desenvolver esse câncer, sobretudo os que têm mais de 5 anos de idade. “Assim como nos humanos, o câncer de mama também pode ocorrer os machos, embora seja menos comum. Cadelas que desenvolveram gravidez psicológica, fêmeas que ingeriram anticoncepcionais ou vacinas anti-cio também são mais propensas a desenvolver a doença, assim como os pets com sobrepeso”, conclui.

De acordo com o sócio-proprietário da CEDIMVET, Odair Carlos ConfellaJr, após acompanhar vários casos de câncer de mama em cães e gatos e conversar com os veterinários oncologistas sobre eles, é que surgiu a ideia para a campanha de conscientização. “O evento ocorre em parceria com Prefeitura, vereador Marquinho Amaral, UNICEP e Espaço Animal, no próximo dia 23, das 9h às 12h. Na ocasião, haverá orientações, esclarecimento de dúvidas, entrega de material explicativo e de brindes”, completa.

Campanha “Outubro Rosa Pet”Idealizador: CEDIMVETApoiadores: Veterinários oncologistas do município (Anneliese Baetz Buzatto, Silvana Alvares de Oliveira e Filliphe Santos Barrose), Prefeitura, vereador Marquinho Amaral, UNICEP e Espaço Animal.Data: 23 de outubro de 2021 (sábado)Horário: das 09h às 12hLocal: FESC (Rua São Sebastião, 2828, Vila Nery)Objetivo: Prevenir e orientar a população sobre o câncer de mama em pets e suas principais