Vídeo mostra por dentro a tempestade de poeira que atingiu Franca e Ribeirão Preto

Fenômeno cruel

O domingo, dia 26, foi marcado pela tempestade de poeira que tomou conta de Franca e Ribeirão Preto com cenas que pareciam de filmes apocalípticos. Uma nuvem gigantesca invadiu a área urbana desses dois municípios e assustou as pessoas. Isso ocorreu antes dos primeiros sinais de chuva de uma frente fria que passou pela região, mas que ainda não foi suficiente para melhorar a secura extrema do ambiente.

Com isso, as pessoas foram para as ruas e filmaram a tempestade de poeira no momento em que ela acontecia e isso nos dá uma mostra da situação preocupante e surreal pela qual essas cidades passaram.

Segundo diversos canais de meteorologia, o chão agrícola, pois a região de Franca e Ribeirão tem muitos canaviais, a secura da terra e a aproximação de ventos frios da frente fria fizeram com a poeira que estava no solo se levantasse e com isso se misturasse à frente fria causando as cenas dantescas que vimos na tarde de ontem.

Aqui também é preciso ressaltar que a devastação do meio-ambiente para o plantio desenfreado, a falta de preservação de áreas nativas de mata e de mananciais (Franca vive um racionamento de água sem precedentes) tem papel preponderante para que este tipo de situação aconteça. Se o homem não tomar consciência de que o mundo precisa ser preservado de forma sustentável veremos novamente outras situações como essas surgirem com mais frequência.

Vídeo: Camilla Campos/ Postados no grupo Amo Franca