Vigilância Epidemiológica de Ibaté vai receber mais 180 doses de vacina contra a Covid-19

A Vigilância Epidemiológica de Ibaté deve receber nesta sexta-feira, 05, mais 180 doses de vacina contra a Covid-19. A informação foi confirmada pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-III), de Araraquara.

As vacinas serão utilizadas para dar sequência ao Plano Estadual de Imunização (PEI). Nesta quinta-feira, 04, os idosos de 77 a 79 anos começaram a ser vacinados nas UBS’s Jardim Cruzado e Popular e na Escola Municipal Antônio Deval.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal de Saúde, explica que nesta sexta-feira, 05, a unidade escolar não será aberta. “Sobraram poucas vacinas e as 180 doses chegarão apenas no período da tarde. Por este motivo, a vacinação seguirá com as doses restantes, apenas nas UBS’s Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular”, relatou.

Paula Salezzi Fiorani, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, ressalta que, além do público de 77 a 79 anos, a Secretaria Municipal de Saúde também continua imunizando os idosos de 80 anos ou mais, bem como, aplicando a segunda dose dos idosos com 90 anos ou mais e profissionais de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, das 9h às 15h.

“Ressaltamos que a segunda dose, porém, só está sendo aplicada na UBS Jardim Icaraí, para as pessoas de 90 anos ou mais, em sistema drive thru. Os profissionais de saúde também podem procurar esta unidade”, lembrou.

Pré-cadastro continua

A Secretaria Municipal da Saúde incentiva o pré-cadastramento de idosos aptos à imunização no site www.vacinaja.sp.gov.br. O registro online garante mais facilidade e rapidez à campanha de imunização, pois economiza 90% no tempo de atendimento individual nos postos de vacinação. Os cidadãos que não conseguirem preencher os dados sozinhos podem pedir auxílio a outras pessoas.

O preenchimento dos dados no site “Vacina Já” leva de um a três minutos. Já no atendimento presencial, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos. O pré-cadastro não é obrigatório e também não é um agendamento, mas contribui para evitar aglomerações nos postos. O registro dos dados no ‘Vacina Já’ é gratuito, seguro e confidencial.

Dados da Covid

O Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté atualizou nesta quinta-feira, 04/03, através do Boletim Diário nº 348, os dados de notificações de Covid-19, no município.

Ibaté registra 1.834 casos positivos (sendo 1.763 recuperados; 35 casos em isolamento domiciliar; 12 pacientes em internação e 24 óbitos); 4.152 resultados de exames negativos; 73 pacientes aguardando resultados (todos em isolamento domiciliar).

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça o pedido para que todos fiquem em casa. O isolamento social continua sendo a melhor forma de prevenir a disseminação do Coronavírus na nossa cidade.