Visite a Câmara e Guião no Parlamento recebem sobrinha da primeira vereadora de São Carlos

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a escola convidou para participar da visita a senhora Aparecida Martins, sobrinha da primeira vereadora são-carlense, Elydia Benetti.

A Câmara Municipal de São Carlos recebeu nesta terça-feira (8), por meio do projeto Visita a Câmara, os alunos do 3º ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Álvaro Guião. A atividade faz parte do “Guião no Parlamento”, projeto educacional desenvolvido pelo professor Paulo Mancini. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a escola convidou para participar da visita a senhora Aparecida Martins, sobrinha da primeira vereadora são-carlense, Elydia Benetti.

“Com orgulho, destacamos aos nossos estudantes que a primeira vereadora são-carlense, Elydia Benetti, foi professora de matemática do então IEAG, Instituto de Educação Doutor Álvaro Guião”, afirmou Paulo Mancini.

Durante a visita, Aparecida contou sobre a história de sua tia, mostrou fotos e respondeu perguntas dos presentes sobre como foi para Elydia ser uma mulher de destaque na política e no ensino de Ciências Exatas em uma época marcada por inúmeras discriminações da presença feminina nessas áreas. Também esteve presente, acompanhando Aparecida, seu sobrinho Alcir Martins.

Além de Elydia Benetti, foram apresentadas aos estudantes as outras dez mulheres que já ocuparam uma cadeira no Legislativo são-carlense, que foram: Mirjam Schiel, Julieta Lui, Maria Regina Silva Bortolotti, Diana Cury, Géria Maria Montanari Franco, Laíde das Graças Simões, Silvana Donatti, Maria Aparecida Rodrigues dos Santos (Cidinha do Oncológico), Neusa Valentina Golineli e Raquel Auxiliadora dos Santos.

As vereadoras Raquel Auxiliadora e Professora Neusa participaram da visita e falaram sobre suas atuações políticas no desenvolvimento e na garantia de políticas públicas para mulheres, além de apresentarem um panorama das questões relacionadas à mulher na sociedade brasileira. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Roselei Françoso, e o vereador Elton Carvalho.

ELYDIA BENETTI – Nascida em São Carlos em 1906, Elydia Benetti foi doutora em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e inscreveu seu nome na história política da cidade a partir de 1948, quando se tornou a primeira mulher a exercer mandato na Câmara de Vereadores. Durante o mandato, até 1951, fez parte da Mesa Diretora como 1ª. Secretária e por diversas vezes presidiu as sessões legislativas.

Nomeada em 1925, foi professora de Francês na Escola Normal, onde se formou no ano anterior. Sucessivamente foi lente substituta de História, Assistente da 1a seção de Educação, professora de Ciências Físicas Naturais e depois de Matemática a partir de abril de 1937.

A professora participou da criação do Centro Cultural Rubens Amaral, do orfeão são-carlense que contava com a participação de ex-alunos do professor Andrelino Vieira. Lecionou também no Colégio São Carlos e foi fundadora e diretora do primeiro curso vestibular à Escola de Engenharia. Ela ainda fundou e dirigiu a Associação de Ex-Professores, Alunos e Funcionários do Instituto de Educação e participou da fundação da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), que teve o seu berço em São Carlos. Faleceu em 21 de janeiro de 1965 e dá nome à escola estadual localizada no Jardim Boa Vista II.

VISITE A CÂMARA – O projeto tem caráter educativo e é voltado para grupos de alunos de todas as idades. As visitas são guiadas por funcionários, permitindo que as turmas conheçam as instalações do prédio e obtenham informações sobre as atribuições dos vereadores, a história do Edifício Euclides da Cunha e o funcionamento da Biblioteca Jurídica Francisco Xavier Amaral Filho.

Para agendar uma visita à Câmara, entre em contato com antecedência pelos telefones (16) 3362-2088 ou 3362-2042.