Você sabia que no Largo Santa Cruz já existiu uma igreja?

Imagem do acervo da Fundação Pró-Memória

Da Fundação Pró-Memória

As praças são espaços públicos essenciais para o desenvolvimento urbano, propiciando a convivência e relações sociais entre as pessoas, sendo um ponto de referência na cidade. Historicamente, esses espaços foram passando por diversas transformações estruturais e de estilo, mas permanecem como espaço privilegiado de convivência, de negócios, de transição urbana ou de manifestações.

São Carlos hoje conta com diversas praças, algumas delas formadas ainda nas primeiras décadas de história da cidade. Uma delas é a praça Elias Sales mais conhecida como “Largo Santa Cruz”, devido a fundação da igreja Santa Cruz em 1877, que atrai a população local para suas festividades, porém devido a falta de manutenção, em 1926, a capela foi demolida, tendo como meta a sua reconstrução – porém essa proposta nunca se concretizou.

No ano seguinte à morte do então prefeito de São Carlos Elias Sales (1883-1937), e após um abaixo-assinado feito pela população, o conhecido “Largo Santa Cruz” passou a se chamar Praça “Elias Sales” em homenagem ao ex-prefeito. A praça Elias Sales é um espaço publico de destaque no coração da cidade, e ainda traz muitas lembranças para os são-carlenses.