Vocês lembram da manteiga São Carlos? Descobrimos uma igual…

Uma delicia!

O sabor da Manteiga São Carlos fez parte da minha infância na cidade. Eram dias alegres quando podia me dirigir à padaria e comprar o pão quentinho e trazer uma caixinha amarelinha daquela manteiga que tinha um sabor inigualável e também um gosto são-carlense por excelência. A manteiga São Carlos, assim como o leite que tinha o nome da cidade foram por anos um símbolo de orgulho para muitos de nós que somos filhos desta terra.

Em minhas andanças pelo Brasil (e olha que passei por alguns lugares já) pude comprovar a força que os produtos da antiga Cooperativa de Laticínios São Carlos (COLASC) tinha e ainda tem. Foram várias pessoas que ao descobrir onde eu tinha nascido vinham com a frase famosa: “Nossa, você é da cidade que tem aquela manteiga e aquele leite maravilhosos!”

Sim, me sentia orgulhoso quando alguém falava disso, pois aqueles produtos tinham um gostinho de café da manhã especial, porém hoje não estão mais no mercado, por outros motivos que não convém discutir neste momento.

Entretanto, quando me dirigi nesta manhã à Padaria Cantador no Castelo Branco lembrei que precisa comprar uma manteiga e como gosto de experimentar fui xeretear na geladeira da padaria. Foi neste momento que vi essa marca chamada “Sonhos de Leite” e como sou um cidadão “patriota” (uso a expressão para dizer que sempre tento comprar coisas feitas em São Carlos, é só uma brincadeira, antes que alguém me confunda com malucos que usam a bandeira do Brasil para fazer aglomerações!) olhei a procedência da mesma e vi que era feita na cidade. Não tive dúvidas! Levei para a casa!

Quando fui tomar café a expectativa era grande, contei para minha esposa que é de Botucatu sobre a Manteiga São Carlos, ela não lembrava da marca, mas meu sogro que é bom de memória, já havia me dito que sempre comprava a nossa iguaria.

Abri cuidadosamente a caixinha, vi que tinha um outro papel envolvendo a manteiga, peguei um teco e passei no pão. A primeira mordida foi uma viagem de pelo menos 25 anos! O sabor é igual, caso não seja para alguns, é bem parecido, era como se eu estivesse na mesa da minha mamãe tomando café para ir à escola. Há tempos não comia um pão tão gostoso com a manteiga da minha geração, pois para mim essa manteiga Sonhos de Leite é tão boa quanto à São Carlos, uma delícia que vale a pena experimentar.

Se você, assim como eu, era fã da manteiga São Carlos não deixe de provar essa marca, parece que temos um caso de viagem no tempo garantido.

 

Renato Chimirri

 

PS: Este não é um informe publicitário, não ganhei nada para falar da manteiga, escrevi o texto porque ela é gostosa mesmo! J