WAR JUCA – PEACE SÃO CARLOS

Se tem jogos, tem festas! E a palavra do evento é INTEGRAÇÃO, não perturbação

“Ao meu ver, os eventos (festas) não são a causa predominante de aumento ou diminuição dos números de contaminados pela Covid-19. Trata-se de questão e saúde pública, assim como ir ao mercado, culto religioso, trabalho ou qualquer outro tipo de laser, não é fator isolado para aumentar significativamente o número de contaminados.”, afirma o advogado Dr. Paulo Yorio Yamaguchi.

A impaciência, ansiedade, autoimagens distorcidas, baixa autoestima e depressão, são sementes potencializadas com a pandemia e, consequências que afetam diretamente a capacidade de sermos resilientes. Todos ouvem ou se queixam de que “os jovens passam muito tempo convivendo com máquinas” e não aprendem como é, de fato, interagir com pessoas reais. Usuários e pessoas não são a mesma coisa. 

A pandemia trouxe enormes prejuízos para a população são-carlense e para o mundo de modo geral. O resultado devastador deixou sequelas humanas e econômicas. O setor imobiliário, por exemplo, viu diminuir as locações de imóveis com fins de moradias estudantis, enfrentado grandes dificuldades, demitindo inúmeros funcionários, afetando famílias. É uma cadeia de efeitos desastrosos, humano e econômico. Com o avanço da vacinação e o controle momentâneo da proliferação da pandemia, a vida está aos poucos voltando de forma ordenada e, inclusive as universidades estão retornando com suas atividades.

O convívio social em bares locais e festas particulares voltaram a ser as atrações não só para universitários, mas para a população de forma geral. Há inúmeras festas de grande porte acontecendo o tempo todo pelo Brasil desde a liberação do setor de eventos, setor esse que foi o primeiro a fechar e o último a reabrir.

É importante que as festas sejam realizadas em locais predeterminados, com as respectivas autorizações para funcionamento, com horários determinados e garantia de segurança dos participantes. E quanto a perturbação sonora, o Dr. Yamaguchi ressalta: “Existem regras a serem cumpridas, como por exemplo, não emitir sons acima de 50 decibéis em período noturno e 55 em período diurno. E há situações em que se faz necessário utilizar-se do bom senso.”

É comum associar uma determinada ação negativa de um indivíduo, cometido fora do evento e em seu direito de ir e vir, ao evento em que ele esteve presente. Mas é de suma importância a compreensão de que dentro do recinto onde são realizados os eventos, a responsabilidade é de seus organizadores, que devem responder pelo bem estar de todos e inclusive pelos excessos de barulhos eventualmente propagados. Fora do local destinado pelos organizadores, a liberdade, direitos e responsabilidade dos atos cometidos, são individualizados e cada pessoa responde pelos seus.

O advogado Dr. Paulo Yorio Yamaguchi ainda orienta: “Em eventual conflito de interesse entre moradores e estudantes por conta de excessos de qualquer natureza, seja pelo excesso de barulho, uso de bebidas e drogas e atos de vandalismo, é necessário realizar um boletim de ocorrência para buscar a responsabilização de quem estiver cometendo qualquer ilícito.” Isso vale para qualquer indivíduo, tendo participado de festa ou não.

“É válido ressaltar que as festas universitárias em São Carlos além de serem tradicionais, geram um significativo impacto financeiro nos setores de hotelaria, bares e restaurantes. Prevalece o bom senso e a empatia. É hora de todos tentarem se apoiar para que as coisas realmente voltem ao normal, de forma concreta.”, finalizando o advogado Dr. Paulo Yorio Yamaguchi.

O JUCA 2022, suas 12 atléticas, 2 séries e 9 praças esportivas, também contará com 12 horas de open bar no WAR JUCA – A Balada da Liga!

16/06 quinta-feira, das 17h às 6h – WAR JUCA: A conquista do território. 

GLÓRIA GROOVE, TURMA DO PAGODE, DJ LMB, LÉO DEROBI, BRUU, BERTAN.

18/06 sábado, 18h as 7h – WAR JUCA: A batalha final.

PEDRO SAMPAIO, MC DRICKA, BERTAN, JC NO BEAT, PATRICK MUNIZ, CAVERINHA, PAREDÃO, W-BEATS.

Será a primeira vez do Seu Juca na Arena TUSCA, participe você também. Os jogos nas praças serão gratuitos e, para adquirir ingressos para o WAR JUCA, acesse o site criativaagencia.com.br. É Criativa Agência. É São Carlos em Evidência.