Ícone do site São Carlos em Rede

Clonagem de chave automotiva: nova técnica de roubo coloca seu carro em risco

Clonagem de chave automotiva

Clonagem de chave automotiva

A clonagem de chave automotiva, chamada Relay Attack, é uma nova técnica de roubo de carros altamente tecnológica. A técnica surgiu na europa durante a pandemia no início de 2022 e chegou ao Brasil. Criada por hackers para burlar sistemas de segurança de notebooks e outros aparelhos eletrônicos, a estratégia chegou ao segmento automotivo.

Com cada vez mais funções agregadas, a clonagem de chave automotiva é um perigo real. A vulnerabilidade está em modelos cada vez mais “conectados”, especialmente os que usam a chave presencial, que não exige seu uso na fechadura e destrava as portas e dá partida no veículo apenas estando próximo ao veículo.

Clonagem de chave automotiva

O Relay Attack fa za clonagem de chave automotiva à distância, assim que o alvo é determinado pelos bandidos. Com facilidade, após a clonagem, é possível entrar e roubar o carro sem a necessidade de arrombar portas ou janelas. O golpe da chave é um método sofisticado e simples ao mesmo tempo. A sofisticação se mostra na tecnologia usada para a clonagem, e a simplicidade está na execução da ação pelos bandidos.

Publicidade

A clonagem de chave automotiva e o roubo do veículo envolvem 2 meliantes. O primeiro carrega o dispositivo capaz de captar e “roubar” o sinal da chave presencial do carro. O segundo bandido está próximo ao veículo escolhido, que recebe a transmissão dos dados da chave e tem livre acesso ao veículo. Tudo isso sem disparar alarmes, imobilizadores ou qualquer indício para o dono de que algo esteja acontecendo.

Segundo reportagem do portal britânico Daily Mail, os aparelhos com a tecnologia de clonagem são vendidos livremente em e-commerces, inclusive no Brasil, com preços baixos e com possibilidade de copiar os sinais em distâncias de até 100 metros.

Como se proteger da Clonagem de chave automotiva dentro de casa:

Como se proteger da Clonagem quando estiver na rua:

Leia também – Hyundai HB20 evolui em teste de segurança do Latin NCAP, mas ainda tem pontos falhos

Sair da versão mobile