A partir desta quinta-feira (10) a Secretaria de Cultura abre 130 vagas para quem quer aprender informática. Sendo até dez alunos na classe, estão sendo ofertadas 13 turmas em dias e horários alternados. Os planos de aula também são específicos para crianças, jovens e adultos, ou para quem já passou dos 60. Ainda há atendimento focado de educação especial. As aulas iniciam dia 19 de fevereiro e o semestre acaba no mês de julho. Para fazer parte basta ir pessoalmente ao prédio da Secretaria, que fica na Rua Jacob Schneider, nº 111.
Ao todo, serão ofertados três cursos de extensão: Internet para Crianças, Informática Básica e Computador na Melhor Idade. Os planos voltados para menores entre sete e 11 anos são de 21 horas, já o módulo mais completo é de 40 horas. Em todos os estágios os encontros são presenciais e semanais. Estão previstas classes para manhã, tarde e noite. A inscrição é gratuita e o aluno não tem custo de material, a Prefeitura oferece o professor e a infraestrutura necessária.
De acordo com a professora, Deocélia da Rosa Albanus, a evasão em 2017 foi muito pequena e a intenção é de que a assiduidade e o compromisso da comunidade, como contrapartida pela oportunidade, se perpetue. O titular da pasta, Lucas Dalfrancis, acrescenta que há possibilidade da formação de núcleos de aprendizagem em comunidades do interior e dos bairros, aproximando o acesso a quem não tem o computador mais perto. Além das turmas abertas à população, o Laboratório Virtual atende menores em situação de risco e portadores de necessidade especial semanalmente.
Fonte: AI Vera Cruz








