Depois de 30 anos, Sargento Antunes se aposenta no Corpo de Bombeiros de São Carlos

30 anos de trabalho

O sargento do Corpo de Bombeiros, Rafael Antunes Lopes, natural de São Carlos, combateu o bom combate, guardou a fé e completou sua corrida na instituição. Aos 55 anos, ele deixa seu posto para uma merecida aposentadoria e tem hoje o reconhecimento de todos os seus companheiros de trabalho e também da sociedade são-carlense.

O sargento Antunes entrou no Corpo de Bombeiros em 1991. “Era aquele sonho de infância, sempre quis ser Bombeiro, naquele ano fiz a escola de policiamento, terminando esse curso fui para o Corpo de Bombeiros”, diz.

O militar explicou que na instituição conseguiu a tão almejada carreira como Bombeiro. “Aqui realizei meu sonho de criança e hoje aos 30 anos de trabalho estou me aposentando”, conta.

Observador, sargento Antunes explica que no início de sua carreira o Corpo de Bombeiros não tinha a gama de equipamentos que hoje estão à disposição dos militares. “Hoje houve uma modernização grande e temos equipamentos de 1ª linha, o pessoal também está muito bem treinado, o que prova que os Bombeiros estão evoluindo com o tempo”, salienta.

Ao longo do seu serviço à sociedade como Bombeiro, sargento Antunes contou que foram inúmeras ocorrências de salvamento, resgate, corte de árvores, partos (foram sete partos). “Nunca gostei de guardar as ocorrências tristes, pois elas me marcavam muito, sobretudo as que envolviam crianças, por isso sempre procurei passar uma borracha nisso, guardo os partos que fiz como um sinal de vida, uma vez no Jóquei Clube houve um parto onde nasceu uma menina que foi batizada como Rafaela por sua mãe, uma homenagem ao meu primeiro nome”, recordou.

Durante toda a carreira, sargento Antunes contou que nunca sofreu acidentes graves, nem a guarnição que atuava sob seu comando. “Deus sempre me guardou e também aqueles que estavam comigo”, diz.

A mensagem deixada pelo sargento Antunes para aqueles que pretendem ingressar na carreira e ser um Bombeiro é da persistência: “Se você tem um sonho, corre atrás! Nada é impossível!”

Por Renato Chimirri

Foto: Maurício Duch e Arquivo Pessoal do Sargento Antunes