Em São Carlos, bandidos estão de olho nos hábitos da sua casa

Uma ocorrência de assalto que se deu nesse fim de semana em São Carlos desperta novamente aquele particular já conhecido: os bandidos estão de olho em nossos hábitos. Neste caso, as pessoas chegavam em sua residência e eles foram rendidos e tiveram prejuízos materiais, inclusive com o roubo de veículos.

O fato é que os ladrões normalmente antes praticarem crimes sempre olham a região, prestam atenção naquilo que os moradores fazem e também analisam eventuais falhas na segurança das residências e, sem dúvida, um dos momentos de abordagem sempre é o entrar e o sair da casa.

Por isso, cada vez que vamos sair é fundamental olharmos antes e também termos câmeras, aparato de segurança hoje indispensável. Os bandidos sempre pegam as pessoas quando elas estão abrindo ou fechando os portões. Normalmente, não é possível e nem se deve esboçar uma reação.

No caso citado, as vítimas foram imobilizadas pelos ladrões e tiveram além do prejuízo material, o incalculável prejuízo psicológico, o trauma de passar por ação violenta nas mãos de gente que pouco valoriza a vida.

O que fazer não é? Não sair mais de casa? Claro que não, mas sempre é importante tentarmos ter os melhores cuidados e mesmo assim estamos sujeitos a passar por sortilégios como o vivenciado por essa família.

Por isso, iluminar a frente de casa, usar câmeras, reparar em movimentos estranhos em sua rua, podem fazer a diferença em um momento de abordagem. Aliás, se você estiver chegando em casa e notar a presença de estranhos seja em veículo ou na rua, não entre! Vá para o quarteirão da frente, para uma área movimentada e acione a PM ou a Guarda Municipal. Nem que não seja nada de grave, você pelo menos não correu o risco de ser abordado.