Uma ocorrência de assalto que se deu nesse fim de semana em São Carlos desperta novamente aquele particular já conhecido: os bandidos estão de olho em nossos hábitos. Neste caso, as pessoas chegavam em sua residência e eles foram rendidos e tiveram prejuízos materiais, inclusive com o roubo de veículos.
O fato é que os ladrões normalmente antes praticarem crimes sempre olham a região, prestam atenção naquilo que os moradores fazem e também analisam eventuais falhas na segurança das residências e, sem dúvida, um dos momentos de abordagem sempre é o entrar e o sair da casa.
Por isso, cada vez que vamos sair é fundamental olharmos antes e também termos câmeras, aparato de segurança hoje indispensável. Os bandidos sempre pegam as pessoas quando elas estão abrindo ou fechando os portões. Normalmente, não é possível e nem se deve esboçar uma reação.
No caso citado, as vítimas foram imobilizadas pelos ladrões e tiveram além do prejuízo material, o incalculável prejuízo psicológico, o trauma de passar por ação violenta nas mãos de gente que pouco valoriza a vida.
O que fazer não é? Não sair mais de casa? Claro que não, mas sempre é importante tentarmos ter os melhores cuidados e mesmo assim estamos sujeitos a passar por sortilégios como o vivenciado por essa família.
Por isso, iluminar a frente de casa, usar câmeras, reparar em movimentos estranhos em sua rua, podem fazer a diferença em um momento de abordagem. Aliás, se você estiver chegando em casa e notar a presença de estranhos seja em veículo ou na rua, não entre! Vá para o quarteirão da frente, para uma área movimentada e acione a PM ou a Guarda Municipal. Nem que não seja nada de grave, você pelo menos não correu o risco de ser abordado.
