
Uma moradora da Rua São Pio X, na esquina com a Quintino Bocaiúva, na Vila Prado, em São Carlos, levou um susto neste fim de semana ao encontrar um escorpião amarelo na calçada de sua casa. Preocupada, ela contou que tem uma filha de apenas 4 anos e teme pela segurança da criança e dos vizinhos.
“Fiquei apavorada. Imagine se minha filha estivesse brincando ali? Nunca pensei que veria um escorpião bem na porta de casa”, relatou a moradora, ainda assustada com a situação.
O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é considerado o mais venenoso do Brasil e tem se adaptado facilmente ao ambiente urbano, encontrando abrigo em entulhos, frestas, ralos e locais com acúmulo de lixo. O aumento da temperatura e o período seco também favorecem a aparição desses animais, que buscam alimentos e locais úmidos para se esconder.
A presença de baratas, principal fonte de alimento dos escorpiões, é outro fator que contribui para sua proliferação. Por isso, especialistas orientam a população a manter os quintais limpos, evitar o acúmulo de materiais, tampar ralos e frestas, e não deixar lixo exposto.
Em caso de picada, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente. Em São Carlos, o local de referência para o tratamento é a Santa Casa, que dispõe de soro antiescorpiônico e equipe preparada para atender esse tipo de emergência.











