
Não vou aqui discutir se gosto ou não da figura política do Conde do Pinhal, mas a pichação da sua estátua no Jardim da Catedral coloca em cheque o tão afamado sistema de câmeras que a Prefeitura de São Carlos tem, certo?
Afinal de contas, as câmeras da cidade captam ou não o que acontece naquela praça e, portanto, poderiam ajudar a elucidar quem cometeu o ato cretino de vandalismo no centro são-carlense?
Passou da hora da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, vir a público e dizer se o sistema estava ou não funcionando. Cabe também aos vereadores (e espero que isso não seja pedir demais) que eles cobrem da municipalidade essa informação. Até porque, se identificarmos quem foi o responsável poderemos saber quais eram suas intenções: se ele fez isso porque queria, se pertence a algum grupo político ou se estava tentando incriminar alguém ou algum partido ou corrente ideológica, pois nos dias atuais, gato angorá se finge de cachorro para comer prato com carne.
Essa pichação me fez recordar uma babaquice dos anos 90 que, na era pré-internet, dominou debates por dias. Uma vez, um bocó inventou uma lista com os chatos da cidade e pregou no mural do Dona Júlia. Ah, aquilo foi pouco, virou até inquérito policial para se tentar esclarecer o responsável. Uma futilidade, uma babaquice, mas que está no mesmo tom desse caso da estátua.
Pichar o monumento é uma babaquice sem tamanho, há outras formas de protesto bem mais eficazes na atualidade e eles podem até ser virtual, ao invés de físicas. Entretanto, há a maldade humana que se sobrepõe em qualquer situação.
Dessa forma, é importante que a Prefeitura se pronuncie e ajude, de maneira isenta, no esclarecimento do fato. As câmeras captam o que ocorre na praça? Elas estavam em funcionamento?
Lembro de recentes episódios da rachas de motociclistas na avenida São Carlos. A população cobrou imagens das câmeras e autuação dos responsáveis, mas pelo jeito nada foi feito. As câmeras são do povo, não são de nenhum governo ou secretário, portanto devem servir para dirimir dúvidas que acometem à sociedade.
Por isso, fica a pergunta: as câmeras filmaram o suposto ato de vandalismo na estatua do Conde do Pinhal? Perguntar não ofende…
Renato Chimirri








Leia mais: Projeto desenvolvido em São Carlos visa baratear produção de medicamento para o câncer









