Halloween: São Carlos e o “bonde fantasma”

O bonde faz parte da vida de São Carlos

Da Fundação Pró-Memória

O folclore são-carlense está repleto de lendas e histórias curiosas. Dentre elas selecionamos uma conhecida como o “Bonde fantasma”, que narra os eventos acontecidos no ponto final da linha 1, em frente ao cemitério Nossa Senhora do Carmo. Lá Havia uma grande cruz de madeira, do lado de dentro do cemitério e, próximo ao muro, estava localizado um necrotério. O lugar era ideal para despertar a imaginação e o medo das pessoas, pois havia poucas luzes, e quase ninguém circulava neste local. O motorneiro e o condutor estavam no fim do expediente e o bonde seria levado à garagem que situada na rua Padre Teixeira. De repente, escutaram um barulho próximo ao portão do cemitério.

Ambos ficaram amedrontados! Foi quando viram uma estranha cabeça aparecer sobre o muro. O motorneiro tomado pelo pavor saiu em disparada pela Avenida São Carlos, deixando seu colega para trás. O condutor, que não se deixou levar pelo medo, saiu e espiou cuidadosamente o que seria aquela aparição misteriosa.
Enfim… era apenas um bêbado que, para não ser incomodado em suas noites de bebedeira, havia feito de um túmulo a sua cama e que ao perceber que havia pessoas por perto, resolveu subir no muro, surpreendendo os trabalhadores.

E essa é uma das historinhas curiosas que continuam sendo contadas até hoje sobre o bonde do cemitério….

Foto: Bonde de passageiros que servia a linha do cemitério Nossa Senhora do Carmo, 1937. Acervo APH-FPMSC

#PraCegoVer fotografia em preto e branco de um bonde vazio. Na frente, na testeira do carro, há uma placa de propaganda com o nome “Frigidaire”; na parte lateral, também no alto do bonde, há outra propaganda, agora com o nome “Gazolina Energina. Exclusiva da Agência Ford”. No canto esquerdo superior foi incluída uma tarja onde lê-se “Curiosidades sobre o bonde de São Carlos”, ladeada pelo desenho de um alfinete, do lado esquerdo, de um bonde, do lado direito e por um desenho de um fantasma de lençol branco sobre o letreiro.