Mulher é presa transportando cápsulas de cocaína no estômago

Cápsulas no estômago mostradas pelo exame/Foto: Polícia Civil/Franca

Uma mulher boliviana, de 30 anos, foi presa em flagrante após ser surpreendida transportando drogas dentro do próprio organismo durante uma viagem de ônibus entre São Paulo e Franca, no interior paulista. A abordagem ocorreu na noite de sexta-feira (15), em Batatais, mas o caso foi divulgado pela Polícia Civil nesta segunda-feira (18).

Segundo as investigações da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Franca, a suspeita levava mais de um quilo de haxixe escondido junto ao corpo e também dentro de um rádio portátil transportado na bagagem. Além disso, ela havia ingerido dezenas de cápsulas contendo cocaína.

O prejuízo estimado ao tráfico ultrapassa R$ 90 mil, conforme apontaram os investigadores.

A prisão ocorreu após a Dise receber denúncias de que uma mulher estaria trazendo drogas da capital paulista para o interior do Estado. Policiais passaram a monitorar o trajeto do ônibus e realizaram a abordagem durante uma parada em Batatais.

Durante a fiscalização, os agentes perceberam comportamento suspeito da passageira e desconfiaram do peso excessivo de um rádio portátil carregado por ela. Questionada, a mulher acabou confessando que transportava entorpecentes e revelou ter ingerido cápsulas de cocaína.

Após a prisão, ela foi encaminhada sob escolta para a Santa Casa de Franca, onde exames de raio-X confirmaram a presença das cápsulas espalhadas pela região abdominal.

De acordo com o delegado Alan Bazalha Lopes, responsável pelo caso, a suspeita expeliu 49 cápsulas de cocaína durante o período de internação, totalizando cerca de 610 gramas da droga.

“Ela permaneceu internada sob custódia médica para que pudesse expelir os invólucros com segurança. O exame confirmou a presença das cápsulas no organismo”, explicou o delegado.

Além da cocaína ingerida, os policiais apreenderam mais de um quilo de haxixe que estava escondido nas roupas da mulher e dentro do equipamento eletrônico.

As investigações também apontaram que a suspeita já havia sido presa anteriormente por tráfico de drogas. Em março deste ano, ela foi detida pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), na rodoviária da Barra Funda, em São Paulo, em uma ocorrência semelhante.

Segundo a Polícia Civil, não há indícios, até o momento, de ligação com tráfico internacional ou interestadual. A linha investigativa aponta que a droga seria distribuída dentro do próprio Estado de São Paulo.

A mulher deve passar por um último exame médico para confirmar que não restaram cápsulas no organismo. Após receber alta hospitalar, ela será encaminhada para a Cadeia Pública do Jardim Guanabara, em Franca, onde permanecerá à disposição da Justiça.