Nova praça é inaugurada no Santa Felícia

Placa marca inauguração

A Prefeitura de São Carlos entregou neste sábado, 25, às 9h30, uma nova praça no bairro Jardim Santa Felícia. A área de aproximadamente 650 m² foi revitalizada para a construção da praça, com o objetivo de valorizar o bairro, as relações entre vizinhos e melhorar a qualidade de vida da comunidade. A praça conta com academia ao ar livre, playground e área de convívio, que são ligadas por rampas acessíveis com diferentes tipos de pisos. As calçadas também foram reformadas para garantir acessibilidade ao local com arborização adequada para vias públicas. Foi instalada iluminação em toda a área e bancos e lixeiras ao longo dos percursos da praça. Também foi implementado o projeto de paisagismo, com árvores frutíferas.

A construção da praça foi uma parceria com a ADN Construtora, atendendo diretrizes técnicas municipais de equipamento público comunitário urbano em função da inauguração novo empreendimento na cidade, o Residencial Flor de Liz.

Estavam presentes na solenidade o Vice-Prefeito de São Carlos Edson Ferraz, o Presidente da Câmara Municipal Roselei Françoso, o Secretário de Obras Públicas João Batista Muller, o Secretário Municipal de Serviços Públicos Mariel Pozzi Olmo, o Secretário de Segurança Pública Samir Gardini, o Secretário de Esportes Luiz Lopes, a presidente da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Mariluz Garcia, o presidente da FESC Fernando Carvalho e a Secretária de Assistência Social Gaziela Soufa, além vereadores da cidade e representantes da ADN Construtora. O evento foi realizado seguindo todos os protocolos para prevenção da Covid-19.

A praça, titulada Maria Divina Borges, é uma homenagem à visionária responsável por consagrar a Casa de Pão de Queijo Mineiro. Durante o evento da entrega, o filho Lindomar José Borges representou a família.

Para Edson Ferraz, Vice-Prefeito de São Carlos, “É um prazer mais uma vez estabelecer essa parceria com a ADN Construtora e entregar um espaço de qualidade para toda a região. Além disso, é uma homenagem à toda família da Casa Pão de Queijo Mineiro a àqueles que acreditam na cidade.”

Para Pedro Donadon, Sócio-Diretor da construtora, “Este espaço representará para toda a comunidade momentos de lazer e recreação, em que amigos e familiares poderão se reunir para fortalecer laços e construir juntos um futuro melhor. Para nós é uma honra fazer parte da melhoria da infraestrutura da cidade. Caminhamos juntos com poder público e apoiamos projetos sociais, pois acreditamos que é investindo nas comunidades e nas pessoas que teremos uma cidade melhor.”.

Sobre a Maria Divina Borges

Nascida em 11 de novembro de 1933, em Sacramento, Minas Gerais, Maria casou-se com Américo Borges e juntos tiveram 9 filhos. Os pais de Maria eram padeiros em Sacramento e desde pequena a menina se encantava com a possibilidade de transformar amor em comida. Em 1977, após o convite para serem sócios da Casa de Pão de Queijo Mineiro em São Carlos, Maria Divina Borges e Américo Borges decidiram mudar para a nova cidade com todos os filhos. A partir daí, uma linda história de trabalho e superação foi trilhada por toda a família e amigos. Infelizmente, em 1979 seu Américo sofreu um AVC com apenas 49 anos. Mesmo partindo cedo, o pai de família deixou um belo legado de muita união para todos. Maria Divina passou, então, a lutar para manter o negócio funcionando e mais: fazê-lo crescer. Um grande amigo neste processo foi Paulo Duarte, sócio até o último dia de sua vida. Com muito trabalho, o negócio foi crescendo e em 1992 o Pão de Queijo Mineiro já contava com uma grande cozinha central e 14 lojas na cidade. Em seguida, a cozinha passou a ser uma indústria de produtos alimentícios que gerava empregos para toda a região e inclusive com clientes de outros estados. Dona Maria trabalhou muito para que isso acontecesse e sempre foi um bom exemplo de honestidade e união familiar. Ela foi uma mulher muito forte que cuidou de toda a família e de um negócio de sucesso. Além dos filhos, deixou um legado para 21 netos e 1 bisneto. No dia 23 de agosto de 2021, Maria Divina Borges faleceu.