Teatro Municipal passará por reforma em São Carlos

A Prefeitura de São Carlos oficializou, nesta sexta-feira (26/06), a autorização para a licitação da reforma do Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão.
A Prefeitura de São Carlos oficializou, nesta sexta-feira (26/06), a autorização para a licitação da reforma do Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão.

A Prefeitura de São Carlos oficializou, nesta sexta-feira (26/06), a autorização para a licitação da reforma do Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão. O anúncio aconteceu no Paço Municipal. O investimento total será de R$ 1.156.944,46, sendo R$ 947 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) e R$ 182.944,46 de contrapartida do município.


O anúncio contou com a presença do prefeito Netto Donato, do vice-prefeito Roselei Françoso, do deputado Orlando Silva, do secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, do secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, além dos vereadores Larissa Camargo e Edson Ferraz.


O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destacou que a reforma será ampla e resolverá problemas históricos da estrutura. “Esse recurso é muito importante, pois vai permitir resolver uma questão estrutural. Será construída uma nova área cênica, já que a anterior apresentou um afundamento. Nós fizemos uma obra de estabilização, mas agora ela será totalmente refeita. Isso é fundamental, principalmente para as companhias de dança. Também teremos toda a parte de acessibilidade, tanto para o espaço de apresentações quanto para as áreas externas do prédio. Além disso, haverá climatização, revisão elétrica e hidráulica, e a renovação do piso da plateia. Essas melhorias vão trazer mais comodidade, segurança e beleza para o teatro, que é o principal equipamento cultural da cidade”.
Leandro Severo explicou, ainda, que a licitação será aberta nos próximos dias, mas a ordem de serviço deve ser emitida apenas no início de 2027, após o período eleitoral.


O vice-prefeito Roselei Françoso lembrou que o teatro não passava por uma reforma significativa há mais de duas décadas. “Essa parceria, construída com apoio do Leandro Severo e da vereadora Larissa Camargo, tem beneficiado diversas áreas do município. Agora, o Teatro Municipal recebe um investimento fundamental para garantir melhorias na estrutura, como manutenção, climatização e adequações dos espaços. Esse investimento permitirá oferecer mais conforto, qualidade e segurança para o público, artistas e companhias, fortalecendo ainda mais a cultura em São Carlos”.


O deputado Orlando Silva ressaltou a relevância do investimento para São Carlos. “Estou muito feliz em poder destinar quase um milhão de reais para a reforma do Teatro Municipal. Esse espaço será modernizado, com melhorias que vão muito além da área de apresentações: teremos acessibilidade plena para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, garantindo que todos possam usufruir da cultura. O novo teatro será uma referência regional, fortalecendo o balé, o teatro, a música e as orquestras. São Carlos receberá um verdadeiro presente: um equipamento cultural renovado, capaz de acolher artistas e público com qualidade e dignidade”.


O prefeito Netto Donato enfatizou a importância da reforma e da parceria com o deputado Orlando Silva. “O teatro passou por reformas há mais de 20 anos e precisa de uma reforma estruturante. O deputado Orlando Silva tem investido muito na cidade de São Carlos e agora mais um milhão chega para que possamos fazer essa reforma. O teatro está sendo muito bem utilizado durante essa gestão, abrimos todos os dias, inclusive em feriados, com mais de 80% dos eventos gratuitos. Isso traz vida para a região central e valoriza a cultura, oferecendo lazer e momentos de convivência para as famílias”.

Detalhes técnicos – O secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, detalhou as intervenções previstas. “O Teatro vai receber melhorias na parte cênica, estrutura do palco, cortinas, iluminação, manutenção do ar-condicionado, além de acessibilidade com plataforma para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Também haverá intervenções externas, como calçadas, paisagismo, iluminação e pintura geral do edifício. As reformas devem começar no início de 2027, após o período eleitoral, quando o repasse poderá ser efetivado”.

Leia mais: Engavetamento envolve três e um caminhão na WL