Saiba porque as nuvens de uma tempestade são carregadas e como os raios são formados

Chuva em São Carlos

O São Carlos em Rede explica ao leitor porque as nuvens de uma tempestade tem aparência carregada, bem como os raios são formados e porque o som sempre chega depois da descarga elétrica.

Sobre as nuvens, isso acontece, pois elas contêm grandes quantidades de água e gelo em estado líquido e sólido. Essas partículas absorvem a luz do sol, impedindo que a luz passe através delas e chegue à superfície da Terra. Além disso, as nuvens de tempestade também contêm muitas partículas de poeira e cinzas, que também podem absorver a luz. A sombra formada pelas nuvens de tempestade é causada pela luz que é bloqueada pela nuvem, criando uma aparência turva.

Raios

Os raios são formados quando há uma acumulação de cargas elétricas nas nuvens. As nuvens de tempestade são compostas por gotículas d’água e cristais de gelo que se movimentam em direções diferentes devido aos ventos e às correntes de ar. Isso faz com que as partículas sejam carregadas com cargas elétricas diferentes. Quando as cargas positivas e negativas se acumulam em áreas diferentes da nuvem, forma-se uma diferença de potencial elétrico. Quando essa diferença de potencial atinge um certo nível, ocorre uma descarga elétrica entre as áreas de cargas diferentes, gerando um raio.

Som dos raios

O som do trovão chega depois do raio porque a luz viaja mais rápido do que o som. A luz viaja na velocidade da luz, que é de aproximadamente 299.792.458 metros por segundo, enquanto que o som viaja a uma velocidade mais lenta, que varia entre 340 e 1.500 metros por segundo, dependendo da temperatura e da pressão do ar.

Quando ocorre uma descarga elétrica na nuvem, o raio é visto primeiro, pois a luz é emitida instantaneamente. O som do trovão é criado pela expansão rápida do ar quente causada pela descarga elétrica. Esse som viaja até a Terra, mas leva algum tempo para chegar, dependendo da distância da tempestade.

Quando vemos um raio e ouvimos o trovão logo em seguida, significa que a tempestade está próxima.

Foto: Maurício Duch