São Carlos já teve pista de patinação e cinema com muito glamour

Casa de patinação São Carlos Rink na década de 20 (séc. XX). Acervo AHP-FPMSC

Da Fundação Pró-Memória

Localizado na rua 9 de Julho, em frente ao Largo de São Benedito, o Cine São José foi criado na década de 1920 e funcionou durante 50 anos. Ele pertencia à Empresa Teatral Paulista, de propriedade de Sebastião Sampaio e era frequentado principalmente por estudantes e operários, uma vez que o ingresso tinha valor mais acessível em relação a outros cinemas da cidade, como o Cine São Carlos.

Na época, o cinema era associado a um certo tom de glamour. Era comum ter a presença de bandas de jazz após as sessões normais e a “grandiosa vesperal carnavalesca cine dansante” ou o “grandioso baile carnavalesco” – programa familiar com início às 22h. Houve também neste período a inauguração da pista de patinação que foi nomeada “Rink – Theatro São José.”

Nas salas havia dois tipos de sessões: as vesperais, com exibição de filmes diferentes em cada sala e as noturnas, que exibiam o mesmo filme em duas salas. A maioria dos filmes exibidos era de origem norte-americana, todos sonorizados por discos e com programação diferenciada a cada dia. Somente na segunda feira os filmes eram reprises dos de domingo. Existiam também sessões especiais para mulheres, que geralmente faziam parte das vesperais.

 

#PraCegoVer três fotos preto e branco com filtro sépia. Na primeira imagem aparece a fachada de um prédio comercial de 2 andares, do começo do século XX, com características ecléticas. Na segunda aparece o interior de uma sala de cinema também do começo do século XX vista desde o mezanino; no centro aparece a tela de projeção e, abaixo dela, 3 blocos com cadeiras enfileiradas. Na última imagem aparece a entrada de um prédio com algumas pessoas, homens, mulheres e crianças, saindo com roupas típicas da década de 1920; do lado esquerdo da imagem aparece uma placa com os dizeres: São Carlos Rink. Hoje Sessão de Luxo de patinação, as 7 horas 5 films [ilegível] successo!