Guarda Municipal de São Carlos recebe primeira viatura elétrica

Guarda Municipal de São Carlos recebeu sua primeira viatura elétrica. Chevrolet Captiva EV será usada principalmente no patrulhamento da região central
Guarda Municipal de São Carlos recebeu sua primeira viatura elétrica. Chevrolet Captiva EV será usada principalmente no patrulhamento da região central

A Guarda Municipal de São Carlos passou a contar com sua primeira viatura elétrica. O novo veículo, um Chevrolet Captiva EV-SUV, foi entregue na tarde desta terça-feira, 11 de agosto, durante cerimônia realizada na Praça do Mercado Municipal.

A entrega foi feita pelo prefeito Netto Donato, pelo vice-prefeito Roselei Françoso e pelo secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, ao comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Godói.

A chegada do veículo representa mais uma etapa do processo de modernização dos equipamentos utilizados pela corporação e acrescenta uma nova tecnologia à frota empregada no patrulhamento de São Carlos.

Viatura elétrica custou R$ 255 mil

A aquisição da Captiva elétrica foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar estadual de R$ 255 mil, destinada ao município por intermédio de um vereador local.

Além do recurso utilizado para a compra, a Prefeitura realizou investimentos adicionais para transformar o veículo em uma viatura adequada às necessidades operacionais da Guarda Municipal.

Foram instalados rádio digital e equipamentos luminosos de emergência, incluindo giroflex e high light. O automóvel também recebeu preparação para o acondicionamento de armamento especial utilizado em operações táticas.

Viatura elétrica será usada no Centro de São Carlos

A previsão é que a nova viatura seja utilizada principalmente em ações de patrulhamento preventivo, com atenção especial para a região central de São Carlos.

Segundo o comandante Célio Ramos de Godói, atualmente a Guarda Municipal possui 19 viaturas e oito motocicletas. A incorporação do modelo elétrico amplia os recursos disponíveis para o trabalho dos agentes.

Além da inovação tecnológica, veículos elétricos apresentam características diferentes dos modelos movidos exclusivamente a combustíveis, principalmente pela ausência de emissão de poluentes pelo escapamento durante a circulação e pelo funcionamento mais silencioso.

Prefeitura destaca modernização da Guarda Municipal

Para o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, a nova viatura representa um avanço na modernização da frota municipal.

“A entrega dessa viatura representa mais um passo na modernização da Guarda Municipal. Estamos incorporando tecnologia e eficiência à frota, sem perder de vista as necessidades operacionais da corporação. O veículo estará integrado ao patrulhamento preventivo e contribuirá para ampliar a presença da Guarda nas ruas, especialmente na região central”, afirmou.

O prefeito Netto Donato também destacou os investimentos realizados na estrutura da corporação e a utilização de recursos provenientes de emendas parlamentares.

“Estamos fortalecendo a estrutura da Guarda Municipal com investimentos que aumentam a capacidade de patrulhamento e modernizam os equipamentos utilizados pelos agentes. A viatura elétrica é um exemplo de como os recursos de emendas parlamentares, somados ao investimento do município, podem se transformar em equipamentos concretos para melhorar a segurança e a qualidade do serviço prestado à população”, disse.

Guarda Municipal amplia estrutura em São Carlos

Com a chegada da primeira viatura elétrica da Guarda Municipal de São Carlos, a corporação passa a experimentar uma nova tecnologia no patrulhamento urbano.

O veículo será incorporado às atividades preventivas e deverá ser visto principalmente pelas ruas da região central, onde existe grande circulação de pessoas, estabelecimentos comerciais e serviços públicos.

A novidade também abre espaço para que o desempenho de um veículo totalmente elétrico seja avaliado na rotina operacional da segurança pública municipal.

Leia mais: Esgoto é encontrado em galeria no Parque do Bicão, em São Carlos; SAAE investiga origem