Calor e tempo seco podem estar com os dias contados em São Carlos; previsão indica frio e chuva

Calor e tempo seco podem estar com os dias contados em São Carlos; previsão indica frio e chuva
Calor e tempo seco podem estar com os dias contados em São Carlos; previsão indica frio e chuva

Previsão do tempo não é achismo, é ciência e o calor intenso e a secura que predominam em São Carlos nesta semana podem estar com os dias contados. As projeções meteorológicas consultadas nesta segunda-feira (17) apontam para a manutenção das temperaturas elevadas nos próximos dias, mas indicam uma mudança significativa no tempo na próxima semana, quando uma queda acentuada das temperaturas poderá ser acompanhada pelo retorno da chuva.

Dados do IPMet/Unesp mostram que São Carlos começa esta segunda-feira sob influência de uma massa de ar seco. A previsão para hoje aponta máxima de 33°C e mínima de 19°C, com probabilidade de chuva considerada nula e umidade relativa mínima podendo ficar entre apenas 20% e 30%.

Segundo o IPMet, o sistema de alta pressão atmosférica continuará atuando sobre o Estado de São Paulo pelo menos entre segunda (17) e quinta-feira (20). A condição favorece o predomínio de sol, poucas nuvens, ausência de chuva, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas.

Portanto, a primeira metade desta semana ainda deverá exigir atenção dos moradores de São Carlos principalmente nos períodos mais quentes da tarde, quando o ar poderá ficar bastante seco.

Mudança começa a aparecer nos modelos

A previsão de 15 dias do Climatempo, entretanto, mostra uma mudança expressiva no comportamento da atmosfera durante a próxima semana.

As temperaturas começam a apresentar tendência de queda e o cenário muda de forma mais significativa entre os dias 26 e 28 de agosto.

Para quarta-feira (26), a projeção consultada aponta temperatura entre 16°C e 22°C, com aumento da nebulosidade.

A mudança se intensifica na quinta-feira (27). O Climatempo projeta um dia chuvoso pela manhã, com algumas aberturas de sol durante a tarde e novas pancadas de chuva até a noite. As temperaturas podem variar entre apenas 11°C e 15°C, com previsão de aproximadamente 4,2 milímetros de chuva.

O cenário fica ainda mais frio na sexta-feira (28). A projeção indica mínima de 10°C e máxima de apenas 14°C, além de chuva durante diferentes períodos do dia.

Para este dia, o modelo do Climatempo aponta acumulado próximo de 21,6 milímetros, com umidade relativa do ar podendo chegar a 98%.

Se a previsão se confirmar, São Carlos poderá passar em poucos dias de tardes acima dos 30°C e umidade muito baixa para uma situação completamente diferente, com temperaturas máximas próximas dos 15°C, céu carregado e chuva.

Chuva seria importante após período de tempo seco

A mudança também seria importante para amenizar o período de estiagem enfrentado pela cidade.

Dados apresentados pelo Climatempo mostram que, até esta segunda-feira (17), São Carlos havia acumulado somente 7 milímetros de chuva em agosto, equivalente a aproximadamente 27% da média esperada para o mês segundo os dados utilizados pelo serviço meteorológico.

O retorno da chuva também contribuiria para elevar a umidade do ar e reduzir temporariamente as condições favoráveis à propagação de queimadas.

INMET também acompanha calor e baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) vem destacando a presença de temperaturas elevadas e redução da umidade sobre áreas do Sudeste. Nos últimos boletins, o instituto apontou o avanço do calor sobre a região central do país e condições predominantemente secas em grande parte do interior paulista.

Já o IPMet confirma que, pelo menos até quinta-feira, o Estado de São Paulo continuará sob influência do ar seco e quente.

Para o período mais distante, entretanto, é necessário cautela. Previsões com sete a dez dias de antecedência apresentam maior margem de mudança, principalmente em relação à quantidade e ao horário da chuva.

Do calor para o frio em poucos dias

Caso o cenário atualmente projetado se mantenha, a diferença será bastante perceptível.

São Carlos pode registrar 33°C nesta segunda-feira (17) e, cerca de dez dias depois, enfrentar uma tarde em que os termômetros poderão não ultrapassar os 14°C.

A diferença entre as máximas chegaria, portanto, a aproximadamente 19°C.

Além da queda da temperatura, o avanço da umidade e a possibilidade de mais de 20 milímetros de chuva em um único dia representariam uma quebra importante no padrão de calor e estiagem observado atualmente.

Por enquanto, São Carlos ainda terá pela frente dias de sol forte, calor e baixa umidade. Mas, se as projeções meteorológicas se confirmarem, o calorão e o tempo seco podem estar com os dias contados: o inverno poderá voltar a mostrar sua força na próxima semana, trazendo frio e finalmente alguma chuva para a região.

Importante: por se tratar de uma previsão para mais de sete dias, os valores de temperatura e principalmente os acumulados de chuva ainda podem sofrer alterações ao longo dos próximos dias.

Leia mais: Dois acidentes na SP 310 e SP 215 e mais duas vítimas fatais na região