
Muitas pessoas sempre perguntam se é verdade que a Vila Nery já abrigou um cemitério, inclusive lendas urbanas sobre o tema foram criadas. Alguns falam que veem almas penadas andando pela Padre Teixeira, outros contam que espíritos abrigam o Balão do Bonde e algumas pessoas falam de perturbações esquisitas em residências do bairro. Sim, a Vila Nery já foi um cemitério, assim como o Largo São Benedito.
A Fundação Pró-Memória, em mais um trabalho importante para o resgate da história de São Carlos, esclareceu o assunto:
ABERTURA DO CEMITÉRIO DA VILA NERY (CAMPO DO RUY – FESC) | 9 DE JANEIRO DE 1882
Tendo em vista a discordância com as leis sanitaristas da época, que vetavam a existência de um cemitério dentro da área urbana – o que ocorria com o primeiro cemitério municipal, localizado perto da estação ferroviária, na área da atual igreja São Benedito –, a Câmara Municipal determinou a construção de um novo cemitério, em área mais distante do núcleo urbano.
A área escolhida estava na entrada do bairro Vila Nery. A construção dos muros e portão foram financiadas pelo Conde do Pinhal e, logo no dia 9 de janeiro de 1882, foi realizado o primeiro sepultado no novo campo santo.
Desativado na década de 1890, o cemitério existia ainda na década de 1910, mas foi futuramente substituído pelo campo de futebol Ruy Barbosa.
Para saber mais A MORADA DOS MORTOS, de Julio R. Osio (DPD-FPMSC)
Leia mais: Trio é detido por furto de cabos telefônicos na região do Parque Sabará








