Chuvas podem atingir 75 mm na região de São Carlos e Araraquara

Chuvas fortes na região
Chuvas fortes na região

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas persistentes entre sábado (7) e segunda-feira (9), em razão da lenta passagem de uma frente fria pela costa paulista. O sistema deve provocar volumes significativos de precipitação em diversas regiões do estado, incluindo o Centro-Oeste Paulista, onde está localizada São Carlos. Neste momento, já chove consideravelmente na cidade, a precipitação começou por voltas das 19h.

De acordo com os modelos meteorológicos mais recentes, a região de São Carlos e Araraquara até São José do Rio Preto pode registrar acumulados de até 75 milímetros de chuva no período. Embora o volume seja menor do que o previsto para áreas como o Litoral Norte e a Serra da Mantiqueira, o índice é considerado relevante e pode gerar transtornos, especialmente em áreas urbanas com histórico de alagamentos.

Chuvas fortes e perigosas

A Defesa Civil destaca que, além do volume acumulado, há previsão de momentos de chuvas fortes, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, enchentes pontuais e queda de árvores, além de ocorrências associadas a raios, ventos intensos e até granizo. Em São Carlos, a recomendação é de atenção redobrada, sobretudo em regiões mais baixas da cidade, vias com drenagem limitada e áreas próximas a córregos.

No restante do estado, os maiores acumulados de chuvas são esperados no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, com até 175 mm, seguidos pela Região de Campinas, com previsão de 150 mm. Outras áreas, como Barretos, Franca e Ribeirão Preto, podem alcançar 100 mm, enquanto a Região Metropolitana de São Paulo e partes do interior devem registrar volumes em torno de 50 mm.

Diante do cenário, a Defesa Civil orienta que a população de São Carlos e região acompanhe os alertas oficiais, evite áreas de risco durante temporais e adote medidas preventivas para reduzir os impactos das condições climáticas adversas. Em situações de emergência, a recomendação é acionar os canais oficiais de atendimento.

Leia mais: Chuva intensa e risco de temporais no fim de semana em São Carlos