Com explosão de casos de COVID, Franca anuncia fechamento de atividades

Alexandre é prefeito de Franca/Foto: Jornal da Franca

O prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, anunciou na noite de ontem, 18, que fechará o comércio, bares e restaurantes por 15 dias em função do aumento exponencial de casos de Coronavírus. Segundo ele, o sistema de saúde francano está em colapso, pelo menos 500 pessoas procuram a Unidade de Pronto-Atendimento de referência com sintomas de COVID-19 todos os dias. “Serviço de saúde nenhum suporta isso. Quantas pessoas terão de morrer para entendermos que temos de ficar em casa e usar máscaras?”, disse o prefeito.

O decreto de Alexandre Ferreira permite o funcionamento de salões de beleza apenas com uma pessoa por vez e com hora marcada, missas e cultos religiosos com 25% da capacidade, mas endurece a fiscalização para o uso de máscaras e medidas sanitárias. Supermercados e farmácias também tem que funcionar com capacidade reduzida.

Vale lembrar que Franca é praticamente vizinha de Batatais, cidade que está em lockdown severo desde sábado e só encerrará as restrições no final de maio. Ontem, em Franca, foram registradas três mortes por COVID e quase 300 casos positivos.