Conta de luz em São Carlos fica sem cobrança extra em outubro com bandeira verde

Conta de luz em São Carlos fica sem cobrança extra em outubro com bandeira verde
Conta de luz em São Carlos fica sem cobrança extra em outubro com bandeira verde

A conta de energia elétrica terá bandeira verde em outubro, o que significa que os consumidores não pagarão cobrança adicional referente ao sistema de bandeiras tarifárias. A mudança foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e representa um alívio para o orçamento das famílias, inclusive em São Carlos e região.

A bandeira verde indica que as condições para a produção de energia no país estão mais favoráveis. Apesar da retirada do adicional, isso não significa necessariamente redução automática da conta de luz, já que o valor final depende do consumo de cada imóvel, das tarifas aplicadas e dos tributos.

Conta: bandeira verde retorna após cinco meses

A mudança na conta ocorre depois de cinco meses consecutivos de bandeira amarela. Nesse período, havia cobrança adicional de R$ 1,885 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a Aneel, o retorno da bandeira verde foi favorecido pelo aumento das chuvas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. As precipitações contribuíram para estabilizar os reservatórios das usinas hidrelétricas e reduzir a necessidade de acionamento das termelétricas.

As usinas termelétricas são utilizadas para complementar a geração de energia, mas possuem custo de produção mais elevado. Com condições hidrológicas mais favoráveis, diminui a necessidade de recorrer a essas fontes mais caras.

Calor pode aumentar consumo de energia

Apesar da bandeira verde, a CPFL Paulista alerta para a necessidade de controlar o consumo, especialmente diante da perspectiva de temperaturas mais elevadas. Com o calor, aparelhos como ar-condicionado, ventiladores e geladeiras tendem a trabalhar por períodos maiores.

No caso do ar-condicionado, a orientação é manter portas e janelas fechadas durante o funcionamento e realizar a limpeza periódica dos filtros. Essas medidas ajudam o equipamento a operar com maior eficiência e podem reduzir o gasto de energia.

Na geladeira, é importante verificar se a borracha de vedação da porta está em boas condições e evitar abri-la repetidamente ou mantê-la aberta por muito tempo.

Outras medidas simples incluem aproveitar ao máximo a iluminação natural durante o dia e reduzir o tempo de banho, principalmente nos imóveis que utilizam chuveiro elétrico.

“A bandeira verde é uma boa notícia para o consumidor, mas o calor costuma aumentar o uso de ar-condicionado, ventiladores e geladeira. Por isso, acompanhar o consumo e adotar pequenos cuidados no dia a dia podem fazer a diferença no valor final da conta”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética do Grupo CPFL Energia.

Mais orientações para economia e uso consciente da eletricidade estão disponíveis no site da CPFL Energia

Leia mais: Chuva intensa está chegando, alerta Defesa Civil de SP; São Carlos está em área de risco