
A quinta-feira (15 de outubro) será marcada por tempo com instabilidade atmosférica em São Carlos e em diferentes regiões do estado de São Paulo. A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para chuvas intensas, com acumulados que podem chegar a 80 milímetros em determinadas localidades. Para São Carlos, os dados meteorológicos indicam possibilidade de pancadas de chuva, trovoadas e temperaturas amenas.
O cruzamento das informações do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e de serviços especializados em previsão do tempo aponta condições favoráveis à ocorrência de chuva durante esta quinta-feira, exigindo atenção dos moradores, especialmente em locais sujeitos a alagamentos.
É importante destacar que os 80 milímetros mencionados pela Defesa Civil não representam uma previsão específica para São Carlos. O volume estimado para o município é diferente e pode variar conforme o deslocamento e a intensidade das áreas de instabilidade.
Tempo: IPMet aponta alta probabilidade de chuva em São Carlos
O boletim do IPMet/Unesp, atualizado na noite de quarta-feira (14), classificou como alta a probabilidade de chuva em São Carlos nas horas seguintes.
O instituto indicou temperaturas entre 17°C e 27°C, com umidade relativa mínima prevista entre 60% e 70%.
Para esta quinta-feira, a tendência meteorológica divulgada pelo IPMet é de persistência das instabilidades sobre o território paulista, com muita nebulosidade e ocorrência de chuva ao longo do período.
O boletim também aponta possibilidade de precipitações moderadas a fortes, especialmente nas áreas atingidas pelos núcleos mais intensos de instabilidade.
Previsão indica 23,5 mm de chuva em São Carlos
A MetSul Meteorologia apresenta uma estimativa de 23,5 milímetros de chuva para São Carlos nesta quinta-feira (15), com temperaturas entre 18°C e 29°C.
O volume representa uma previsão pontual, sujeita a alterações conforme a evolução das condições atmosféricas.
Outra previsão, disponibilizada pela Folha de S.Paulo com dados da Climatempo, também aponta pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, com temperaturas entre 20°C e 29°C.
As diferenças entre os serviços meteorológicos são resultado dos modelos utilizados e de suas atualizações. Apesar das variações, ambos indicam possibilidade de chuva no município.
INMET aponta intensificação das chuvas no Sudeste
O Instituto Nacional de Meteorologia também acompanha a atuação de um sistema de baixa pressão na costa da região Sudeste, com potencial de intensificar as chuvas nesta quinta-feira (15) e na sexta-feira (16).
Segundo o órgão, o sistema deve se fortalecer e dar origem a um ciclone extratropical. Essa condição contribui para a instabilidade atmosférica em diferentes áreas do Sudeste brasileiro.
A previsão reforça a necessidade de acompanhamento das condições meteorológicas, embora a formação do ciclone não signifique que São Carlos será atingida diretamente por ele.
Defesa Civil alerta para acumulados de até 80 mm em São Paulo
O alerta estadual destaca maior preocupação com a faixa leste paulista, especialmente a Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Também há previsão de volumes expressivos em regiões como Campinas e Sorocaba. As precipitações mais intensas podem ocorrer acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e episódios localizados de granizo.
Para São Carlos, a combinação de umidade, nebulosidade e instabilidade atmosférica recomenda atenção, mas não permite afirmar que a cidade receberá os mesmos volumes previstos para as áreas de maior risco.
Como fica o tempo na sexta-feira e no fim de semana?
Segundo o IPMet, a sexta-feira (16) ainda terá possibilidade de chuvas isoladas no estado, mas as instabilidades deverão diminuir gradualmente, começando pelo oeste paulista.
Para sábado (17) e domingo (18), a tendência é de tempo mais aberto e predomínio de sol em boa parte do interior, com temperaturas amenas devido à influência de uma massa de ar frio e seco.
Essa previsão poderá sofrer alterações conforme o deslocamento dos sistemas meteorológicos.
Cuidados durante os temporais
A Defesa Civil recomenda que a população evite atravessar ruas alagadas, não procure abrigo debaixo de árvores durante tempestades e mantenha distância de fios elétricos caídos.
Motoristas devem redobrar a atenção nas rodovias da região, especialmente durante pancadas intensas que reduzam a visibilidade e aumentem o risco de aquaplanagem.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Até a consulta realizada para esta reportagem, não foi possível confirmar, por imagem de radar ou satélite com horário atual, a presença de núcleos de chuva forte diretamente sobre São Carlos. Portanto, os dados apresentados são previsões meteorológicas, e não confirmação de temporal em andamento.
Leia mais: SAAE informa que falta de energia compromete abastecimento de água em Santa Eudóxia









