No mês de agosto, registramos um novo marco na venda de carros elétricos ou eletrificados, com um crescimento de 25% em comparação com julho. Um total de 9.351 veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in foram emplacados, marcando um notável aumento de 120% em relação a agosto do ano anterior, de acordo com dados da ABVE.
“Esses números são importantes, pois consolidam todo um ecossistema de mobilidade elétrica pautado pela inovação e pelo desenvolvimento tecnológico. Eles mostram que a eletromobilidade é irreversível também no Brasil. Nosso objetivo é assegurar um crescimento sólido e de longo prazo do transporte elétrico no Brasil, em sintonia com as demais rotas tecnológicas sustentáveis. Por isso, defendemos uma Política Nacional de Eletromobilidade”. Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Venda de carros elétricos /eletrificados por tipo
Os números da venda de carros elétricos ou eletrificados em agosto representam um recorde histórico, abarcando 4,75% do total de emplacamentos de veículos leves no mercado brasileiro. Os veículos HEV+HEV flex (híbrido) fecharam o mês de agosto com 4.477 unidades (48% do total), enquanto os PHEV (híbrido plug-in), fecharam 3.707 ( 39,5%), seguidos dos BEV (elétrico a bateria) com 1.167 (12,5%). Desde janeiro, já são 196.878 unidades no total, conforme os dados da Fenabrave. Desde janeiro de 2023, já foram registrados 9.052 emplacamentos de veículos eletrificados no mercado brasileiro.
As marcas BYD e GMW, impulsionadas pelo lançamento do Dolphin e do Ora 03, respectivamente, desempenharam um papel crucial no crescimento das vendas de venda de carros elétricos ou eletrificados no segmento dos compactos. Em face desse cenário promissor, essas marcas estão acelerando seus planos de investimentos para produção local ou ampliação de suas instalações no Brasil.
Leia também – Dublê russo viraliza com salto frustrado que quase vira tragédia